Ouvindo...

Golpe SIM Swap: entenda o que fez influenciadora mineira perder contas nas redes sociais e causou prejuízo de R$ 15 mil para seguidores

Golpe que transfere a titularidade do número telefônico de um cartão SIM para o outro tem sido responsável por invasões à redes sociais

Larissa Sousa participou da edição de 2022 do reality MasterChef

Era madrugada quando a influenciadora Larissa Soares, de 25 anos, recebeu uma mensagem da operadora de telefonia informando que um protocolo de solicitação havia sido concluído com sucesso. Pouco tempo depois, a ex-participante do MasterChef percebeu que estava sem sinal de telefone. Ela não conseguia efetuar ou receber chamadas. Àquela altura, a chef não sabia que era alvo do golpe SIM Swap (troca de SIM, em português), baseado na transferência de titularidade do número telefônico de um cartão SIM para o outro.

“Peguei o celular da minha mãe, tentei me ligar e estava no mudo. Imediatamente tentei entrar no WhatsApp, que estava deslogado. Tentei o meu Instagram, que também estava deslogado e aparecia senha errada. Também tentei entrar no meu e-mail, que apresentava senha incorreta”, relatou Larissa. Em pouco tempo, ela percebeu que havia perdido o acesso a todas as redes sociais. “Foi aí que eu vi que tinha caído em um golpe”.

A ação dos golpistas acontece de maneira simples. Em posse de dados pessoais da vítima, obtidos de maneira ilegal, os criminosos entram em contato com a operadora e solicitam a transferência do número de telefone para um novo chip. Já que as informações como nome completo, RG e CPF são dados reais, as checagens de segurança são burladas quando os golpistas tentam se passar pelas vítimas.

Em posse das redes sociais da ex-MasterChef, os suspeitos aplicaram o golpe do Pix em seguidores e conhecidos. Através de mensagens e depoimentos, Larissa estima que pelo menos R$ 15 mil foram transferidos para os criminosos.

O acesso foi, de certa forma, facilitado pela proteção de dois fatores utilizada por Larissa nas redes sociais. O método de proteção normalmente associa o número de telefone às contas de aplicativos e ao e-mail. Dessa maneira, no caso de esquecimento de senha, os códigos de acesso são encaminhados por SMS para o celular.

“A pessoa pesquisou meu nome de usuário, clicou em ‘esqueci minha senha’, recebeu um código e conseguiu entrar no meu Instagram”, explica. Depois que os golpistas conseguiram acessar as redes da influenciadora, todas as credenciais de acesso foram alteradas.

Mesmo depois de recuperar o telefone, Larissa ainda não conseguiu retomar o acesso de todas as contas. Através do Instagram, ela tenta conscientizar pessoas sobre o golpe. “Eu contratei uma equipe jurídica que, além de já iniciar o processo contra a TIM, também conta com programador. Foi ele que me ajudou a recuperar meu Instagram e meu WhatsApp”, conta.

“Pela manhã eu fui na loja da operadora e eles foram muito rápidos em resolver depois que viram que minha titularidade estava mudada. Só que eles não me falaram muita coisa. E eu ainda tive que pagar em dinheiro físico para ter meu número de volta. Eles me empurraram um plano mais caro e eu sem entender o que estava acontecendo”, contou Larissa.

Apesar de ter recuperado as contas, na palavra da influenciadora, “o estrago já estava feito”. Larissa relatou ter voltado à loja da operadora durante a noite explicando que não tinha conseguido recuperar as redes sociais. “Eles falaram que não poderiam fazer muita coisa em relação a isso. Eles não sabem de onde vem o vazamento, mas a própria atendente contou que foi vítima do mesmo golpe”, disse.

“Não conseguimos bater o martelo sobre ter ou não sido uma pessoa de dentro da operadora, mas conseguiram roubar a minha titularidade. É como se eu não fosse mais dona do telefone. Tudo isso sem precisar de uma assinatura, do meu consenso, sem precisar de nada”, contou a ex-MasterChef. “Como essa pessoa virou dona do meu número de telefone, ela conseguiu ter acesso a todas as minhas redes sociais e e-mail, que estavam associados ao meu telefone”, disse.

Questionada sobre o golpe, a TIM afirmou que “adota protocolos rígidos de segurança – que são revisados constantemente para evitar ações indevidas nas linhas”. Ainda, a operadora afirmou que “está à disposição dos clientes” que enfrentarem qualquer tipo de irregularidade nos acessos.

Confira a nota completa:

A TIM esclarece que adota protocolos rígidos de segurança – que são revisados constantemente para evitar ações indevidas nas linhas. Qualquer irregularidade nos acessos deve ser comunicada imediatamente à operadora, que está à disposição dos clientes.

A companhia orienta ainda, como forma de proteção, medidas como autenticação de dois fatores, evitar uso de SMS ou ligação telefônica para recuperação de senha e habilitação de senhas de segurança no SIMCard.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.