Um ano após moradores e motoristas denunciarem o risco de queda de um barranco na BR-040, em Itabirito, região Central de Minas, moradores do bairro Ribeirão do Eixo dizem que pouca coisa mudou. A encosta fica em uma curva, na altura do Km 588, onde há grande fluxo de caminhões de mineradoras e passagem de pedestres. Há um ano, a Itatiaia esteve no local.
A Via 040, concessionária que administra o trecho, realizou uma intervenção no local no ano passado e colocou uma contenção, feita em madeira, para estabilizar o solo. Passado um ano, Márcia Moreira Tofani, integrante do movimento SOS BR-040, que passa rotineiramente pelo trecho, disse que ainda não se sente segura.
Leia mais:
Barranco na BR-040, entre BH e Congonhas, preocupa moradores
“Existe um barranco, um talude com uma inclinação muito acentuada e deveria ser executado ali provavelmente um arrimo, uma obra de contenção em concreto armado, porque é um barranco alto. Desde o ano passado esse barranco já apresentava uma condição muito perigosa. Quando a Itatiaia fez a uma matéria sobre esse barranco o que aconteceu foi feita uma obra em madeira, uma obra estranha e precária, uma coisa improvisada.”
O morador da região, Marcelo Salvador Braga, também denunciou o risco de acidentes.
“A BR-040 está nessa situação com risco de cair uma parte dela, sabe? E tem um acesso lateral que é um acesso que vai pra escola, posto de saúde e liga uma comunidade na outra.”
Nas imagens enviadas pelos moradores à Itatiaia é possível ver o impacto das chuvas deste ano no terreno. Parte dele apresenta falhas após deslizamentos recentes.
A Via 040 respondeu, por meio de nota, que fez obras de melhorias nos sistemas de drenagem e de contenção de encosta. A concessionária informou que há monitoramento constante e que a estrutura está estável.