Ouvindo...

Chuvas fortes deixam municípios de Minas Gerais sem energia

Duas cidades ficaram sem luz por mais de 24 horas após chuvas intensas desta semana

Cerca de 50 casas ficaram sem luz em Macacos

As fortes chuvas que atingiram o Estado de Minas Gerais na última terça (7) e quarta-feira (8) ocasionaram grandes prejuízos à municípios de Santos Dumont, na Zona da Mata, e em Macacos, Região Metropolitana de BH.

Segundo moradores, a energia foi reestabelecida no Distrito de São João da Serra, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata, após 48 horas. Segundo moradores da região, a Cemig esteve no local no início desta tarde (9) para resolver o problema.

A principal dificuldade são os acessos ao distrito, que foram destruídos pelo temporal dessa terça-feira (7).

De acordo com a Defesa Civil, uma encosta desabou às margens da rodovia BR-040, no quilômetro 747. O órgão esclareceu que a concessionária Via 040 ficou responsável por realizar a limpeza do trecho.

Os números de desabrigados e desalojada ainda não foram divulgados pela Defesa Civil.

Macacos

Moradores de Macacos estão há mais de 24 horas sem energia elétrica na região da Alameda do Engenho. O problema começou por volta das 9h da última quarta-feira (8). Aproximadamente 50 casas e uma pousada estão sem luz.

De acordo com o morador Márcio Rodrigues, “a CEMIG está apenas enrolando a gente e dizendo que está apenas atendendo chamadas de emergência. Estamos em uma cidade a 20 minutos de Belo Horizonte e a Prefeitura de Nova Lima não nos dá importância. Os moradores estão perdendo comida na geladeira pela falta de luz”

Segundo um grupo de residentes da cidade, um protocolo foi instaurado para a Ouvidoria Pública da Prefeitura de Nova Lima. A Agência Nacional de Energia Elétrica (ANEEL) também foi acionada e uma abertura de reclamação foi feita.

Em contato realizado, a Prefeitura de Nova Lima relatou que a questão de energia elétrica da Alameda do Engenho é de responsabilidade da Cemig

A companhia, por sua vez, informa que está verificando a situação do fornecimento de energia no local para providenciar o restabelecimento aos clientes da forma mais breve possível. Caso haja atualizações e justificativas futuras, vão comunicar posteriormente.

Matéria sob supervisão de Luis Otávio Peçanha.

Ana Luisa Sales é jornalista formada pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG). Na Itatiaia desde 2022, já passou por empresas como ArcelorMittal e Record TV Minas. Atualmente, escreve para as editorias de cidades, saúde e entretenimento
Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.