O comércio em Belo Horizonte está autorizado a funcionar durante o Carnaval de 2023. Apesar disso, os comerciantes que optarem em abrir as portas não vão poder contar com o uso de mão de obra dos funcionários durante parte do período.
Segundo a Câmara dos Dirigentes Lojistas (CDL/BH), na principal semana dos festejos, entre os dias 18 e 22, a presença dos funcionários será limitada. A decisão é aplicada de acordo com a Convenção Coletiva de Trabalho da categoria.
No sábado (18) e no domingo (19), as lojas podem contar com a mão de obra dos empregados. Já na segunda-feira (20), data que coincide com o dia do comerciário, e na terça (21), a abertura dos estabelecimentos é autorizada, mas sem presença de funcionários.
Na quarta-feira de cinzas (22), o funcionamento das lojas é permitido com mão de obra dos empregados. Apesar da liberação, não haverá expediente antes das 12h.
Oficialmente, o Carnaval belo-horizontino acontece entre 4 e 26 de fevereiro. Apesar de ser popularmente conhecido como um feriado, nenhum dos dias de festividade são considerados feriado nacional ou municipal em Belo Horizonte.