Ouvindo...

Belo Horizonte está sob alerta de chuva de até 70 milímetros, ventos de 50 km/h e risco de deslizamentos

A previsão indica que o dia será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva a qualquer hora

Céu nublado nesta terça-feira

A Defesa Civil de Belo Horizonte renovou, na manhã desta terça-feira (24), o alerta para a possibilidade de chuva de 70 milímetros com raios e rajadas de vento em torno de 50 km/h. As recomendações são válidas até às 8h de quarta-feira (25).

A previsão indica que o dia será de céu nublado a encoberto com pancadas de chuva a qualquer hora. A temperatura mínima foi de 18 °C. A máxima estimada é de 25 °C.

Risco geológico

Em virtude do volume das chuvas previstas para as próximas 72 horas, existe a possibilidade de risco geológico em duas regiões da cidade até sexta-feira (27). São elas: Noroeste e Venda Nova. Confira o mapa abaixo

Recomenda-se atenção no grau de saturação do solo, sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Convergência de umidade

A persistência de uma grande convergência de umidade sobre o estado favorece a manutenção de áreas de instabilidade em todas as regiões. Espera-se um grande volume de chuva, principalmente, nas regiões Noroeste, Central e, Zona da Mata, Rio Doce e Mucuri.

Recomendações durante a chuva

- Redobre a sua atenção! Evite áreas de inundação e não trafegue em ruas sujeitas a alagamentos ou perto de córregos e ribeirões nos momentos de forte chuva.

- Não atravesse ruas alagadas nem deixe crianças brincando nas enxurradas e próximo a córregos.

- Não se abrigue nem estacione veículos debaixo de árvores.

- Atenção especial para áreas de encostas e morros.

- Nunca se aproxime de cabos elétricos rompidos. Ligue imediatamente para CEMIG (116) ou Defesa Civil (199).

- Se notar rachaduras nas paredes das casas ou o surgimento de fendas, depressões ou minas d’água no terreno, avise imediatamente a Defesa Civil.

- Em caso de raios, não permaneça em áreas abertas nem use equipamentos elétricos.

Fonte: Defesa Civil de BH

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.