Ouvindo...

Estátuas vandalizadas em Belo Horizonte passam por restauração

Monumentos de escritores mineiros que foram vandalizados passam por restauração em BH

Estátuas de bronze foram danificadas e passam por restauração

Figuras emblemáticas nos espaços públicos da regiões Central e Centro-Sul de Belo Horizonte, as cinco esculturas em bronze dos escritores mineiros serão devolvidas às ruas no próximo 4 de março, após serem submetidas a intenso processo de restauração na Fundição Artística (Fundiart), em Contagem, na região metropolitana.

As figuras de Carlos Drummond de Andrade, Henriqueta Lisboa, Roberto Drummond, Murilo Rubião e Pedro Nava foram danificadas após episódios de vandalismo no último ano. A secretária municipal de Cultura, Eliane Parreiras, detalhou a importância do restauro feito por artistas que trabalham com bronze.

“As esculturas dos escritores de Belo Horizonte sofreram vandalismo e também desgaste natural do tempo, e nós conseguimos estabelecer um projeto de recuperação e restauração. Elas vão continuar disponíveis para o público. As pessoas têm afeto e vínculo com as esculturas”, declarou.

Segundo contou Léo Santana, um dos artistas responsáveis pelo trabalho de reparação, as esculturas de Carlos Drummond de Andrade e Henriqueta Lisboa eram as mais danificadas. “Algumas das esculturas sofreram um vandalismo mais agressivo, como o Drummond, que tivemos que recolocar a mão e refazer os óculos, e a Henriqueta Lisboa, que tivemos que modelar de novo as mãos e o livro, que tinham sido cortados”, citou.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.