A Cemig anunciou que vai aumentar a liberação de água da Usina de Três Marias, na região Central de Minas Gerais, a partir desta segunda-feira (9). A vazão, que nos últimos dias era de 300 m³/s, vai totalizar 800 m³/s após abertura das comportas.
A empresa ressaltou que o Estado vem recebendo volumes significativos de chuva neste começo de ano, o que elevou os níveis do reservatório para 66% da capacidade. O objetivo, segundo a Cemig, é “garantir que o aumento de vazões da UHE Três Marias se dê de forma gradual, com o menor impacto possível para o trecho a jusante da usina”.
“Mesmo com a abertura de comportas, a tendência é que o reservatório continue ganhando armazenamento até o final do mês. A Cemig segue monitorando a condição de operação da unidade e novas ampliações podem ser necessárias nas próximas semanas, conforme as afluências verificadas no reservatório até o final deste mês”, completou.
A medida, entretanto, não deve impactar municípios a jusante da usina no trecho até Pirapora, que segundo a Cemig, “recebe contribuição de vazões mais significativa apenas do afluente rio Abaeté". “Desta forma, o controle de cheias da UHE Três Marias é realizado considerando a vazão limite de 4.000 m³/s no município de Pirapora, composta pelo somatório das vazões defluentes da usina e da incremental até Pirapora (rio Abaeté)”, finalizou.