Sobe para 126 o número de cidades mineiras que decretaram situação de emergência, em decorrência das chuvas. O boletim da Defesa Civil estadual, atualizado nesta sexta-feira (6), aponta que o governo reconheceu a necessidade de uma maior atenção também para Coronel Fabriciano.
Ontem (5), parte da garagem de um prédio em Três Pontas cedeu. O Corpo de Bombeiros esteve no local e fez a retirada dos moradores interditando o prédio. Por isso, 13 pessoas ficaram desalojadas.
Em Caxambu, ocorreu o deslizamento de terras de um talude, atingindo um imóvel que estava com a estrutura fragilizada. A moradora precisou deixar a casa.
As chuvas intensas ocasionaram o aumento dos níveis dos Rios Sapucaí, Sapucaí Mirim e Mandu que percorrem a cidade de Pouso Alegre. Ontem, o órgão registrou inundações e alagamentos em diversas localidades do município.
Vinte e cinco pessoas ficaram desabrigadas e foram encaminhadas para abrigos. Outras 20 pessoas ficaram desalojadas, assistidas pela administração e encaminhadas para a casa de parentes. No total, 20 mil pessoas foram afetadas.
Em Guaxupé, no bairro Jardim Três Rosas, quatro casas foram afetadas pela tempestade. 10 pessoas ficaram desalojadas. Outras três residências foram atingidas pela precipitação de 100 milímetros em Guaranésia.
Quatorze pessoas perderam a vida em consequência das fortes chuvas desde o início do período chuvoso, iniciado em setembro do ano passado.
Alerta para chuvas fortes
A Defesa Civil
Os maiores volumes são esperados para as regiões Sul, Campo das Vertentes, Zona da Mata, Triângulo Mineiro, Noroeste, metropolitana de Belo Horizonte e Central.
O órgão pede que a população fique atenta a sinais que antecedem deslizamentos de terra como rachaduras nas paredes, portas e janelas emperradas, árvores e postes inclinados. Para receber os alertas meteorológicos da Defesa Civil, basta se cadastrar enviando uma mensagem de texto (SMS), com o CEP, para o número 40199.