Ouvindo...

Deslizamento mata duas pessoas durante festa de Natal em Antônio Dias (MG)

Até o momento, nove pessoas foram resgatadas e encaminhadas para hospitais da região. Duas pessoas estão desaparecidas

Pelo menos quatro casas foram soterradas

Duas pessoas morreram depois de um deslizamento de terra em Antônio Dias, na região mineira do Vale do Rio Doce, na madrugada deste domingo (25), durante uma confraternização de Natal.

A Defesa Civil havia informado, mais cedo, que quatro pessoas tinham morrido na ocorrência. Na tarde deste domingo (25), corrigiu a informação (veja nota completa) e confirmou que duas pessoas morreram*. A Polícia Civil foi acionada e trabalha na identificação das vítimas.

De acordo com o órgão, durante a chuva intensa - que durou cerca de duas horas - ocorreu o deslizamento de terra em uma encosta que atingiu quatro casas. Até o momento, nove pessoas foram resgatadas e encaminhadas para hospitais da região. Duas pessoas estão desaparecidas.

*Esta matéria foi atualizada às 14h58 deste domingo (25).

“Até o momento, são 43 profissionais estaduais, entre policiais e bombeiros militares, atuando no local. São oito viaturas empregadas, além de duas guarnições da Defesa Civil Estadual”, informou o órgão.

Nota da Defesa Civil

Nota atualizada às 13h30/Grave ocorrência no povoado de Vila Carvalho, em Antônio Dias/MG

O Governo de Minas Gerais, por meio do Gabinete Militar do Governador (GMG), informa que foi instalado, neste domingo (25), um gabinete de crise no município de Antônio Dias, no Vale do Rio Doce, Minas Gerais. Ele é composto pela Coordenadoria Estadual de Defesa Civil (Cedec), o Corpo de Bombeiros e a PMMG, além da Defesa civil municipal, e visa prestar assistência após uma ocorrência grave no povoado de Vila Carvalho, zona rural.

Durante uma chuva intensa no período da madrugada, que durou cerca de duas horas, ocorreu um deslizamento de terra, onde ao menos quatro residências foram atingidas por um talude (barranco) e colapsaram. Havia pessoas no local, em uma confraternização de Natal. Os bombeiros foram acionados por volta das 0h40.

De acordo com policiais e bombeiros militares que atuam no local, duas pessoas foram retiradas do local em óbito. Duas pessoas estão desaparecidas. A Polícia Civil já foi acionada e trabalha na identificação das vítimas. No presente momento, nove pessoas foram resgatadas e encaminhadas para hospitais da região.

Até o momento, são 43 profissionais estaduais, entre policiais e bombeiros militares, atuando no local. São oito viaturas empregadas, além de duas guarnições da Defesa Civil Estadual. Duas aeronaves, uma da Polícia Militar e outra do Corpo de Bombeiros, estão em apoio total à ocorrência, no atendimento das vítimas e localização de possíveis desaparecidos.

As estradas que dão acesso ao local estão obstruídas. A prefeitura atua com máquinas para restabelecimento dos acessos às comunidades.

O Governo de Minas Gerais por meio da Defesa Civil e demais órgãos do Estado permanecerá até a localização dos desaparecidos e o restabelecimento dos serviços essenciais.

Situação de calamidade

Duas aeronaves estão em apoio total à ocorrência, no atendimento das vítimas e localização de possíveis desaparecidos.

As estradas que dão acesso ao local estão obstruídas. A prefeitura atua com máquinas para restabelecimento dos acessos às comunidades.

“É uma situação nunca vista no munícipio de Antônio Dias. Muita terra, muito barranco e muita encosta que cedeu. Ainda têm pessoas desaparecidas. Temos que pedir muito a Deus para que conforte todos os familiares”, afirmou o prefeito Ditinho, em vídeo postado nas redes sociais. À Itatiaia ele afirmou que a situação no município é de ‘calamidade’, com queda de várias barreiras.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.
Jornalista formado pela Newton Paiva. É repórter da rádio Itatiaia desde 2013, com atuação em todas editorias. Atualmente, está na editoria de cidades.