O tradicional almoço de Natal no Restaurante Popular será oferecido pela Prefeitura de Belo Horizonte no próximo domingo (25), das 11h às 14h. O almoço será oferecido na unidade do Restaurante Popular I - Herbert de Souza, que fica na avenida do Contorno, 11.484, Centro. A expectativa é de que neste ano sejam servidas cerca de 4,5 mil refeições.
O cardápio inclui arroz, tutu de feijão, maionese de legumes, salada de alface com espinafre e manga, lombo assado ao molho de mostarda e abacaxi. Para as pessoas que não consomem carne, a opção é ovo cozido. Para aquelas que fazem opção por uma refeição à base de vegetais, será oferecida almôndega de grão de bico.
Visita do Bom Velhinho
O Papai Noel também vai participar da celebração e, com o apoio de voluntários, fará entrega de presentes, doados pela população de Belo Horizonte, às crianças.
A subsecretária de Segurança Alimentar e Nutricional da PBH, Darklane Rodrigues, conta sobre a importância de manter a tradição de realizar o Almoço de Natal.
“Esse é um momento de alegria para a política de segurança alimentar e nutricional. Os restaurantes populares, presentes diariamente na vida de tantas pessoas, neste dia de Natal abre as portas para celebrar em conjunto com as famílias. É um dia festivo, com brinquedos, teatro, música e, é claro, com a oferta de refeições saudáveis e saborosas, garantindo o direito à alimentação para as pessoas que mais precisam. O destaque, neste dia, é para o sentimento de solidariedade, envolvendo as pessoas que doam, as que se voluntariam para ajudar e, especialmente, para as crianças que são presenteadas, tornando o Natal das famílias mais feliz”, conclui.
Outras unidades
Além do tradicional almoço no Restaurante Popular I, as demais unidades também terão oferta de almoço gratuito exclusivamente à população em situação de rua, conforme acontece aos finais de semana e feriados desde o início da pandemia.
Tradição
O almoço de Natal dos Restaurantes Populares é realizado no município há 28 anos, com exceção de 2020, devido à pandemia de covid-19. O evento é realizado pelos funcionários dos restaurantes, que preparam e servem as refeições, e conta com voluntários que apoiam a iniciativa da prefeitura.