Ouvindo...

Entenda por que 8 de dezembro é feriado em Belo Horizonte

Hoje (8) é comemorada o dia da Nossa Senhora da Imaculada Conceição em Belo Horizonte e em outras cidades do estado

Fiéis lotam o Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lagoinha

O dia 8 de dezembro é muito esperado pelos belo-horizontinos por conta do feriado municipal. A data marca a comemoração do dia de Nossa Senhora da Imaculada Conceição e significa folga para muitos trabalhadores da capital mineira.

A data é celebrada, também em outras localidades do Brasil: nos estados do Amazonas e Tocantins é decretado feriado estadual, por exemplo.

Em BH, o feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição muitas vezes é confundido com o aniversário da capital mineira, comemorado no dia 12 de dezembro. Neste dia, porém, não é feriado. Belo Horizonte celebra 125 anos em 2022.

Por conta do feriado, alguns serviços da capital funcionarão por escalas.

Celebrações em Belo Horizonte

Nos dias de hoje, a fé católica continua muito expressa na cidade capital mineira no dia 8 de dezembro, principalmente no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição, no bairro Lagoinha, na região noroeste da capital.

Para Dona Cecília, que trabalha há 18 anos no Santuário Arquidiocesano, “nós temos um trabalho muito importante aqui na vizinhança, com ajuda às pessoas que sofrem com as drogas”. A voluntária da Arquidiocese ajuda na entrega de alimento para quem visita as missas no santuário no dia 8 de dezembro. A Itatiaia foi ao Santuário e presenciou uma cerimônia repleta de fiéis.

Até às 20h de hoje (8), a cada duas horas, são realizadas missas no Santuário Arquidiocesano Nossa Senhora da Conceição.

Origem histórica

O feriado de Nossa Senhora da Imaculada Conceição é celebrado em Minas Gerais desde a época de Curral Del Rei, no século XIX, quando o Papa Pio IX oficialmente promulgou a Santa, em 1854.

Na época, Imaculada Conceição era a padroeira apenas da cidade de Sabará. Posteriormente, no arraial do Curral Del Rei, que deu origem à cidade de Belo Horizonte, o feriado sempre foi muito celebrado. Contrariando o que muitos pensam, Imaculada Conceição não é a padroeira de Belo Horizonte.

(Sob supervisão de Enzo Menezes)

Estudante de jornalismo na UFMG, estagiário no jornalismo digital da Itatiaia.