Após a forte chuva desse sábado (27), a Companhia de Saneamento de Minas Gerais (Copasa) informou, neste domingo (27), que o sistema de bombeamento de água foi paralisado e o abastecimento em alguns bairros de Esmeraldas e Ribeirão das Neves foi interrompido, emergencialmente.
São eles: Santa Cecilia, São Francisco De Assis e São Pedro, Fazenda Castro, Florença e San Genaro.
“A concessionária de energia elétrica responsável foi acionada e já está tomando as providências”, disse.
A previsão é que o fornecimento de água seja normalizado, gradativamente, assim que a energia elétrica dos dois municípios for reestabelecida.
Já a Companhia Energética de Minas Gerais (Cemig) disse que “neste momento, a maior parte dos clientes afetados com falta de energia já está com o fornecimento normalizado.”
A companhia explicou que, além das descargas atmosféricas, a principal causa dos desligamentos são objetos lançados em direção à rede elétrica, como partes de telhados e galhos de árvores, que provocam curtos-circuitos e rompimentos de cabos.
“Estes serviços, que representam maior risco à população, estão sendo priorizados. A empresa atua com grande reforço de equipes, entre engenheiros, técnicos e eletricistas, e a previsão é que a maioria dos clientes ainda afetados tenha o serviço restabelecido ao longo do dia”, disse.