Ouvindo...

Chuva forte atinge BH, regiões registram queda de granizo e há relatos de enxurradas e queda de energia elétrica

Há um alerta de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento vigente até a manhã de quinta-feira (17)

Forte enxurrada se formou no bairro Palmeiras, na região Oeste de Belo Horizonte

Fortes tempestades atingem Belo Horizonte desde o início da tarde de quarta-feira (16), e há relatos de queda de granizo e de árvores, além de falta de energia elétrica, principalmente nas regiões Oeste e Centro-Sul da capital mineira.

A Defesa Civil do município emitiu um alerta para queda de granizo durante parte da tarde e há um alerta de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento válido até a manhã de quinta-feira (17).

Moradores dos bairros Estoril e Nova Granada, na região Oeste, e Cidade Jardim, na centro-sul, relatam queda de pequenas pedras de granizo, assim como a Defesa Civil confirma queda de granizo também no Barro Preto. No bairro Palmeiras, uma forte enxurrada provoca pontos de alagamento na rua Ophil Ribeiro.

Chuva em BH: veja as vias que estão bloqueadas por conta de temporal nesta quarta-feira

Às 16h15, de acordo com informações da Defesa Civil, havia registros de chuva “extremamente forte” nas regiões Centro-Sul e Nordeste. As regionais Pampulha, Venda Nova e Noroeste registravam chuva “forte”.

A tempestade fez com que a Defesa Civil de Belo Horizonte determinasse o bloqueio da avenida Tereza Cristina, na região Oeste, por risco de transbordamento do córrego Ferrugem e Ribeirão Arrudas. Motoristas são impedidos de acessar a região, que tem histórico de alagamentos e enxurradas.

Vídeos de chuva

Vídeos compartilhados por moradores de diversas regiões mostram alagamentos e enxurradas em pontos importantes da cidade. Um deles mostra o volume e a força da água na avenida Francisco Sá, no bairro Prado, região Oeste. A água já cobre o pneu dos carros estacionados no local.

A chuva também provoca prejuízos pela cidade. No Central Park Shopping, no bairro Betânia, região Oeste, parte do toldo cedeu, alagando a área de lojas e praça de alimentação.

A avenida Alberto Cintra, região Nordeste de Belo Horizonte, ficou parcialmente alagada. Imagens de um morador mostram trechos da via, que é um importante centro comercial, debaixo d'água.

Repórter de política em Brasília. Na Itatiaia desde 2021, foi chefe de reportagem do portal e produziu série especial sobre alimentação escolar financiada pela Jeduca. Antes, repórter de Cidades em O Tempo. Formada em jornalismo pela Universidade Federal de Minas Gerais.
Editor de política. Foi repórter no jornal O Tempo e no Portal R7 e atuou no Governo de Minas. Formado em Comunicação Social pela Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), tem MBA em Jornalismo de Dados pelo IDP.