Fortes tempestades atingem Belo Horizonte desde o início da tarde de quarta-feira (16), e há relatos de queda de granizo e de árvores, além de falta de energia elétrica, principalmente nas regiões Oeste e Centro-Sul da capital mineira.
A Defesa Civil do município emitiu um alerta para queda de granizo durante parte da tarde e há um alerta de pancadas de chuva com raios e rajadas de vento válido até a manhã de quinta-feira (17).
Moradores dos bairros Estoril e Nova Granada, na região Oeste, e Cidade Jardim, na centro-sul, relatam queda de pequenas pedras de granizo, assim como a Defesa Civil confirma queda de granizo também no Barro Preto. No bairro Palmeiras, uma forte enxurrada provoca pontos de alagamento na rua Ophil Ribeiro.
Às 16h15, de acordo com informações da Defesa Civil, havia registros de chuva “extremamente forte” nas regiões Centro-Sul e Nordeste. As regionais Pampulha, Venda Nova e Noroeste registravam chuva “forte”.
A tempestade fez com que a Defesa Civil de Belo Horizonte determinasse o bloqueio da avenida Tereza Cristina, na região Oeste, por risco de transbordamento do córrego Ferrugem e Ribeirão Arrudas. Motoristas são impedidos de acessar a região, que tem histórico de alagamentos e enxurradas.
Vídeos de chuva
Vídeos compartilhados por moradores de diversas regiões mostram alagamentos e enxurradas em pontos importantes da cidade. Um deles mostra o volume e a força da água na avenida Francisco Sá, no bairro Prado, região Oeste. A água já cobre o pneu dos carros estacionados no local.
A chuva também provoca prejuízos pela cidade. No Central Park Shopping, no bairro Betânia, região Oeste, parte do toldo cedeu, alagando a área de lojas e praça de alimentação.
A avenida Alberto Cintra, região Nordeste de Belo Horizonte, ficou parcialmente alagada. Imagens de um morador mostram trechos da via, que é um importante centro comercial, debaixo d'água.