Crianças entre 6 meses e 2 anos, e que são acometidas com alguma comorbidade, começam a ser vacinadas contra a Covid-19 nesta quinta-feira (17) em Belo Horizonte. A prefeitura confirmou, nesta quarta (16), que recebeu cerca de 5,6 mil doses da Pfizer pediátrica, que podem imunizar quase 3 mil crianças na capital.
O grupo convocado, segundo a PBH, corresponde a 4,6% dos bebês dessa faixa etária na cidade. Cada uma das nove regionais contará com um centro de saúde disponível, cujos horários e locais podem ser acessados
Para se vacinar, a criança não pode ter tido Covid-19 com sintomas apresentados nos 30 dias anteriores. É preciso o acompanhamento dos pais ou responsáveis, e a apresentação de um documento oficial com foto da criança, junto com CPF, comprovante de endereço da família e cartão de vacina. A orientação, ainda, é que seja apresentado um laudo original que comprove a comorbidade - original, assinado, carimbado e emitido em até 12 meses.
Seguindo orientações do Ministério da Saúde, estão elegíveis para se vacinar as crianças de 6 meses a 2 anos, 11 meses e 29 dias com as seguintes comorbidades:
Diabetes mellitus;
Pneumopatias crônicas graves;
Hipertensão Arterial Resistente (HAR);
Hipertensão arterial estágio 3;
Hipertensão arterial estágios 1 e 2 com lesão em órgão-alvo;
Insuficiência cardíaca (IC);
Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar;
Cardiopatia hipertensiva;
Síndromes coronarianas;
Valvopatias;
Miocardiopatias e Pericardiopatias;
Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas;
Arritmias cardíacas;
Cardiopatias congênitas;
Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados;
Doenças neurológicas crônicas;
Doença renal crônica;
Imunocomprometidos;
Hemoglobinopatias graves;
Obesidade mórbida;
Síndrome de Down;
Cirrose hepática.