O que deveria facilitar a vida dos motoristas tem confundido todo o trânsito no encontro da MG-30, a rodovia Januário Carneiro, com a Alameda Oscar Niemeyer, a antiga Seis Pistas, e a rua Ministro Orozimbo Nonato.
As obras na trincheira do bairro Vila da Serra, em Nova Lima, no limite com Belo Horizonte, estão prontas, mas quem dirige por lá tem muitas reclamações. Sinalização inadequada, lentidão e insegurança para os pedestres são as principais queixas.
“A obra agilizou só para quem vem de Nova Lima e, mesmo assim, a fila de carro chega no bairro Serena”, disse a motorista Ana Pessoa. “Tem fila agora o dia todo, tudo errado: semáforo ruim que demora demais para abrir e péssima sinalização”, completou.
Wagner Miranda trabalha em frente a essa nova trincheira e disse que o fluxo é confuso. “Está muito confuso, né? O pessoal está confundindo para atravessar, para convergir e para fazer retorno”, contou. “Já vi vários motoqueiros e carros entrando na contramão, parece que o pessoal não está entendendo a sinalização” , relatou.
Questionado pela reportagem sobre os problemas apontados pelos motoristas, o secretário de Segurança e Mobilidade Urbana de Nova Lima, Cristiano Gomes, explicou que algumas alterações podem ser realizadas na trincheira e que placas de orientação aos condutores ainda serão instaladas. No entanto, não informou quando isso vai acontecer.
“Por se tratar de uma obra recente, está sendo feito um acompanhamento diário pelos técnicos especializados em trânsito da prefeitura e possíveis modificações, caso seja visto que são necessárias, serão feitas. Por exemplo, vão ser instaladas placas de orientação com indicações de locais que já estão sendo produzidas para facilitar o entendimento dos motoristas que passam pela região”, disse.