Ouvindo...

Blocos de Carnaval de BH começam festa já em outubro e esperam recorde de público ano que vem

De acordo com dados da prefeitura, na última edição, em 2020, o Carnaval de BH reuniu 4,45 milhões de pessoas. Cerca de 211 mil foliões eram turistas do interior de Minas e de outros Estados

Bloco de carnaval na noite desse domingo

Depois de um hiato de dois anos sem festas nas ruas de Belo Horizonte por causa da pandemia do Coronavírus, representantes de blocos de Carnaval têm boas expectativas para a celebração em 2023. Eles acreditam que no ano que vem o recorde de público será superado novamente.

De acordo com dados da Prefeitura de Belo Horizonte (PBH), na última edição, em 2020, o Carnaval de BH reuniu 4,45 milhões de pessoas. Desse número, aproximadamente 211 mil foliões eram turistas do interior de Minas e de outros Estados.

O tradicional Bloco Volta Belchior, por exemplo, espera reunir um público 50% maior em 2023. Em 2020, o bloco tocou para cerca de 100 mil pessoas reunidas na avenida dos Andradas, na região Leste de BH. Quem conta mais sobre as expectativas do grupo é Eulália Mendes, mais conhecida como Amada, uma das coordenadoras de bateria do Volta Belchior.

"É grande a importância desse Carnaval para Belo Horizonte depois de uma pandemia que deixou todos nós muito aflitos. Agora é só alegria e muita esperança. Eu tenho certeza que vai movimentar muito o comércio de Belo Horizonte”, disse.

“Muita gente de fora está vindo para Belo Horizonte. Espero muito mais gente que em 2020. Nós esperamos oito milhões de pessoas curtindo”, acrescentou.

Já o Reinaldo Trindade, um dos fundadores do Bloco Faraó, que desfilou em 2020 no centro de BH com a presença de 300 mil foliões, ressalta que para muitos blocos de rua da capital o Carnaval de 2023 representa um recomeço, uma vez que muitos músicos e dirigentes deixaram os grupos e novos foram incorporados.

“A gente está fazendo o exercício de retomada como se o bloco estivesse começando tudo outra vez. Estamos com novos batuqueiros. Mas, acredito que será um grande carnaval em 2023, com recorde de público na cidade”, contou.

Os amantes do Carnaval já começaram a pular. Na noite desse domingo (16), foliões voltaram a ocupar a Praça da Estação, no Centro de Belo Horizonte, com um bloco espontâneo que saiu do bairro Floresta, na região Leste.

O bloquinho saiu da praça Comendador Negrão de Lima após o encerramento do Festival Internacional de Fanfarras. As apresentações contaram com o som com Sagrada Profana, Magnólia, Estagiários Brasa Band, entre outros.

Cadastro

A prefeitura já abriu o cadastro para os blocos de rua interessados em desfilar no ano que vem. O cadastro garante o planejamento prévio para os desfiles com as demandas de desvio de trânsito, limpeza, instalação de banheiros químicos e segurança para os foliões. Os interessados no cadastro devem acessar o site da PBH. As inscrições ficam abertas até o dia 4 de novembro.

Formou-se em jornalismo pela PUC Minas e trabalhou como repórter do caderno de Gerais do jornal Estado de Minas. Na Itatiaia, cobre principalmente Cidades, Brasil e Mundo.