Ouvindo...

Tempestades: Defesa Civil de BH alerta para risco geológico até sexta-feira

O volume de chuva para as próximas 48 horas está previsto para 100 milímetros, conforme previsão do Inmet

Nesta terça-feira

A Defesa Civil de Belo Horizonte emitiu alerta de risco geológico até sexta-feira (7), devido ao volume das chuvas previstas para as próximas 48 horas e pede para que a população tenha atenção no grau de saturação do solo, bem como sinais construtivos e cuidados com quedas de muros, deslizamentos e desabamentos.

Nesta terça-feira (4) a previsão meteorológica, da Defesa Civil, indica que o dia será de céu encoberto a nublado com pancadas de chuva que podem ser de intensidade moderada a forte e vir acompanhadas de trovoadas isoladas. A temperatura mínima foi de 15°C, a máxima estimada é de 28°C e a umidade relativa mínima do ar em torno de 50% à tarde.

O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) também divulgou alerta laranja para tempestades em várias cidades de Minas Gerais, entre elas Belo Horizonte. Conforme o Instituto, deve chover entre 30 e 60 mm/h ou 50 e 100 mm/dia, com rajadas de ventos intensos (60-100 km/h) e queda de granizo. Entre as regiões de Minas que estão sob alerta de tempestade destaque para: Triângulo Mineiro/Alto Paranaíba, Central, Zona da Mata, Oeste, Sul/Sudoeste, Campo das Vertentes, Metropolitana de Belo Horizonte, Noroeste de Minas, Campinas, Sul/Sudoeste de Minas e Zona da Mata.

A Defesa Civil divulgou acumulado de chuvas nas últimas 12 horas desta terça-feira (4), às 6h. A média climatológica do mês de outubro é de 104,7 milímetros.

Leia também: Chuva deixa Belo Horizonte e cidades da região metropolitana em alerta

Chuva forte atinge BH, e avenida Tereza Cristina é interditada

Milímetros de chuva por regiões nas últimas 12h:

Barreiro: 50,2 (47,9%)

Centro Sul: 48,3 (46,1%)

Leste: 27,6 (55%)

Nordeste: 26,6 (25,4%)

Noroeste: 33,4 (31,9%)

Norte: 26,4 (25,2%)

Oeste: 53,4 (51%)

Pampulha: 33,2 (31,7%)

Venda Nova: 35 (33,4%)

Fonte: Defesa Civil de Belo Horizonte

A Defesa Civil recomenda para que as pessoas coloquem calhas nos telhados das casas, consertem vazamentos em reservatórios e caixas-d'água, não joguem lixo ou entulho nas encostas, não despejem esgoto nos barranco e não façam queimadas.

A qualquer sinal de deslizamento a população que mora em locais de risco deve sair de casa imediatamente e procurar um local seguro.

Sinais de que deslizamento podem acontecer:

- Trinca nas paredes.

- Água empoçando no quintal.

- Portas e janelas emperrando.

- Rachaduras no solo.

- Água minando da base do barranco.

- Inclinação de poste ou árvores.

Jornalista graduada pelo Centro Universitário Newton Paiva em 2005. Atua como repórter de cidades na Rádio Itatiaia desde 2022