A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) informa que tem medicamentos, fraldas e leite disponíveis para Tatiana Rocha Santos, mãe solo de quatro filhos com deficiência que mora em Ribeirão das Neves, na Grande BH. O drama familiar foi mostrado pela Itatiaia nessa segunda-feira (5).
Em nota, a secretaria ressaltou que tem disponível para entrega imediata os medicamentos Depakene, Topiramato - amato, Risperdal, Esomeprazol, além de fralda geriátrica te 22 latas mensais de 400g de leite em pó sem lactose. O medicamento Neuleptil 4% está em processo de aquisição.
“A SES-MG destaca que para retirar os itens na farmácia é necessário apresentar as receitas e laudos médicos atualizados, para que haja a continuidade do atendimento. O representante do paciente pode entrar em contato com a Farmácia de Minas no próximo dia útil e agendar a retirada dos itens, mediante apresentação da documentação médica solicitada”.
Drama
Tatiana tem cinco filhos, quatro deles com deficiência, e que precisam de tratamentos, fisioterapia e medicação constante. Para sobreviver e dar conta de cuidar dos filhos, ela recebe apoio voluntário de um advogado e tenta, na Justiça, garantir que o poder público forneça os medicamentos que as crianças precisam para sobreviver.
Tatiana contou as dificuldades que enfrenta para criar os filhos. “Sou divorciada e tenho quatro filhos especiais. O Luiz tem Transtorno do Déficit de Atenção com Hiperatividade (TDH) e está em tratamento. A Vitória, que é a segunda gemelar das trigêmeas, tem paralisia grau quatro, um olho ela perdeu, ela é autista de Transtorno Obsessivo-Compulsivo (TOC), usa sonda e tem displasia pulmonar. Ana tem paralisia com atraso fixo-motor e usa cadeira de rodas. A Rute é deficiente visual e está sem ir para a escola porque aqui em Ribeirão das Neves não tem professor de braile.”