O metrô de Belo Horizonte entrou no segundo dia de greve nesta sexta-feira (26). Nesta manhã, muitos desavisados ainda foram até a estação Central, na Praça da Estação, e se surpreenderam com os portões fechados.
Decisão dessa quinta-feira (25)
A circulação de 60% se deu durante audiência que tentou a conciliação entre a Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU) e o Sindicato da categoria (Sindimetro-MG). “Além da escala mínima, ainda ficou determinado o funcionamento de 100% do serviço de segurança metroviária em período integral”, diz a decisão.
Em caso de descumprimento, será aplicada multa diária de R$ 35 mil. O sindicato pode apresentar defesa até o dia 1º de setembro, e a CBTU poderá apresentar impugnação até 9 de setembro.
Linha reativada
A linha de ônibus E019 (Estação Eldorado/Belo Horizonte) foi reativada para atender passageiros que dependem do metrô.
A operação ocorre das 5h30 às dez da noite e o embarque está sendo realizado na plataforma A3 da estação Eldorado, em Contagem, na Grande BH.
Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros Metropolitanos (Sintram) informou que “o reforço da linha E019, que entrou em operação de forma emergencial, estará em circulação até o término da paralisação do metrô".
O Sintram também afirmou que “foram enviados veículos extras da mesma linha para os terminais Vilarinho e São Gabriel do Move, que possuem estações ligadas ao metrô".
O valor da passagem é R$ 4,50 e os passageiros que utilizam a integração pagarão conforme o valor da linha integrada. Em nota, o Sindicato das Empresas de Transporte de Passageiros de Belo Horizonte (Setra-BH) informou que “vai monitorar os efeitos no sistema e se, houver necessidade, irá aumentar o número de viagens”.