Nesta quinta-feira (25), o dia amanheceu com os termômetros marcando 13ºC em Belo Horizonte. Mas, a sensação térmica na foi muito menor: -1,2ºC . Essa é a informação divulgada pela Defesa Civil de Belo Horizonte.
De acordo com o órgão, a sensação de frio ocorreu em virtude das rajadas de vento, cerca de 40 km/h, nas áreas mais elevadas de Belo Horizonte como o Buritis (região Oeste), Belvedere (Centro-Sul) e Mangabeiras (Centro-Sul).
Segundo Anete Fernandes, do Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet)
De acordo com a especialista, tanto o índice de conforto térmico quanto a sensação térmica são calculados. “Os cálculos consideram temperatura, vento e umidade, tanto para sensação térmica, quanto para índice de conforto térmico. Existem métodos que consideram também variáveis de termorregulação do corpo humano (variáveis biometeorológicas)”, destacou.
A previsão indica que o dia será de céu claro a parcialmente nublado. A máxima estimada é de 27 °C. A umidade relativa mínima do ar em torno de 30% à tarde.
Na última terça (23
Recomendações A Defesa Civil orienta que durante esse período de tempo seco e baixa umidade relativa do ar a população deve se manter hidratada durante o dia, dar preferência para alimentos leves e frescos, como saladas, frutas, carnes grelhadas; evitar frituras; dormir em arejado e umedecido por aparelhos umidificadores, ou ainda coloque uma bacia com água; evitar a prática de atividades físicas ao ar livre e exposição ao sol entre as 10 e 17 horas; evitar banhos com água muito quente, para não potencializar o ressecamento da pele, se necessário use hidratante.
(com informações de Patrícia Marques)