Um dos homens mais procurados da Zona da Mata Mineira foi preso na madrugada desta terça-feira (16), em Porto Seguro, na Bahia, durante operação realizada pelas polícias Civil e Militar, dos dois estados, em parceria com o Ministério Público e Poder Judiciário de Minas Gerais. O homem é considerado o chefe do tráfico e principal suspeito de ser o mandante de vários homicídios na cidade de Manhuaçu, na Zona da Mata Mineira, a maioria motivados por disputa entre organizações criminosas.
Conforme informações da inteligência da Polícia, o traficante “está há algum tempo oprimindo a comunidade.” A base deste grupo foi estabelecida na comunidade São Francisco de Assis, mas o traficante atuava como chefia criminosa que abastecia outros bairros de Manhuaçu, além de outros municípios da região. O suspeito estava foragido na cidade do Rio de Janeiro, conforme informações da Polícia. Porém, em decorrência de ação integrada entre as polícias, por meio de atividade de inteligência que envolve tecnologia de ponta, o suspeito foi localizado na Bahia.
“Esse é resultado de vários meses de trabalhos conjuntos entre a inteligência da PMMG, Ministério Público de Minas Gerais e Polícias Civil dos Estados de Minas e Rio de Janeiro.”
Balanço
Neste ano, por meio da operação denominada “Sexto Mandamento”, as forças policiais, Ministério Público e Poder Judiciário da cidade de Manhuaçu, desenvolveram diversas ações de inteligência, culminando em 19 prisões de indivíduos diretamente envolvidos na narcotraficância e homicídios, conforme informações da Polícia Militar (PMMG).
“Destaque para as prisões do “braço direito” do chefe desta organização criminosa, na qual após a Polícia Militar repassar a localização exata dele no Estado do Rio de Janeiro, a Polícia Civil daquele estado, o prendeu. Outra prisão importante foi a do sucessor dele, com a consequente apreensão de cem tabletes de maconha e outras ações pontuais e de grande relevância.”