Ouvindo...

Vídeo: área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte já pode ser usada

Objetivo é que a área evite acidentes graves, especialmente os provocados por caminhões e carretas que chegam da BR-040

Obra custou R$ 3,5 milhões

A área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte está pronta. A reportagem da Itatiaia foi ao local neste domingo conferir a obra, que será oficialmente nos próximos dias. No entanto, se algum veículo de carga perder os freios, o motorista já pode acessar o espaço.

A área foi construída na altura do km 541, na pista sentido Vitória, um pouco acima da “descida do Betânia”, em um trecho de cerca de 400 metros entre a BR-040 e o trevo do Betânia, a poucos metros do acesso ao bairro Buritis. O objetivo é que a área evite acidentes graves, especialmente os provocados por caminhões e carretas que chegam da BR-040 e apresentam problemas nos freios.

A obra foi feita pela Prefeitura de Belo Horizonte e pelo Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) e a Via 040 (concessionária que administra o trecho) em atividades de fiscalização, autorizações e aprovações.

Áreas de escape são dispositivos de segurança adotados em trechos de longas descidas, evitando acidentes causados por frenagens ou perda de freio dos veículos. A estrutura é composta por uma caixa de concreto, algo semelhante a uma piscina com 100 metros de comprimento, com camadas de argila expansiva.

A Rádio de Minas. Tudo sobre o futebol mineiro, política, economia e informações de todo o Estado. A Itatiaia dá notícia de tudo.