Ouvindo...

PBH registra média de quase 300 reclamações de ônibus por dia

Das 276 linhas que atualmente circulam em Belo Horizonte, só uma não recebeu nenhum tipo de reclamação

Ônibus lotado circula em Belo Horizonte

Nos últimos nove dias, a Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) registrou quase 2,7 mil reclamações sobre linhas de ônibus do transporte coletivo da capital. Somente uma das 276 linhas que atualmente circulam em BH não recebeu nenhum tipo de reclamação.

Segundo a PBH, os maiores problemas para os passageiros são com o quadro de horários (67%), a superlotação (21%) e descumprimento de ponto de embarque (6%). No total, 2.689 registros foram feitos entre 12 e 20 de julho.

Os dados foram registrados a partir de 12 de julho, dia seguinte ao pagamento da primeira parcela do subsídio para as empresas de ônibus da capital. Desde então, o objetivo das empresas é aumentar a oferta de viagens em dias úteis em pelo menos 15%, considerando os valores de março de 2022.

No período avaliado pela Superintendência de Mobilidade, uma média de 298 reclamações foram registradas por dia. Nessa semana, até quarta-feira (20), 627 reclamações foram registradas através dos canais de comunicação que avaliam o transporte coletivo de Belo Horizonte.

Quais são as linhas com mais registros de reclamações em BH?

As linhas de ônibus campeãs em reclamações de passageiros são a 806 (Estação São Gabriel/Vista do Sol via Nazaré), com 63 reclamações; a 62 e a 823 Estação Venda Nova/Savassi via Hospitais) e 823 (Estação São Gabriel/Bairro Vitória), com 54 reclamações cada e a 51 (Estação Pampulha/Centro/Hospitais), com 52 reclamações.

Reclamações e observações sobre as linhas do transporte coletivo de Belo Horizonte podem ser feitas através do WhatsApp (31) 98472-5715, pelo aplicativo da PBH e pelo serviço de reclamação de ônibus no portal de serviços da prefeitura.

*Sob supervisão de Lucas Sanches

Maria Clara Lacerda é jornalista formada pela PUC Minas e apaixonada por contar histórias. Na Rádio de Minas desde 2021, é repórter de entretenimento, com foco em cultura pop e gastronomia.