A Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG) afirmou ter recebido as orientações para vacinar crianças de 3 a 5 anos com a vacina Coronavac contra a Covid-19. As informações foram enviadas por meio de nota técnica do Ministério da Saúde nessa terça-feira (19).
Segundo a pasta, a “recomendação é operacionalizar a vacinação das crianças de acordo com a disponibilidade de doses em estoques nos municípios”. Inicialmente, o imunizante deve ser destinado apenas a crianças de 3 e 4 anos, tendo em vista que o público de 5 anos pode receber a vacina Pfizer pediátrica.
A vacinação vai acontecer de forma gradual para crianças imunocomprometidas de 3 e 4 anos, seguida pelo mesmo público, porém sem comorbidades. De acordo com a Fundação João Pinheiro, Minas tem mais de 546 mil crianças de 3 a 4 anos de idade.
Municípios com doses disponíveis da Coronavac já podem começar a imunização, segundo a SES, “reforçando que devem reservar a dose 2 (D2) para a administração da segunda dose”. As mais de 74 mil doses da Central Estadual da Rede de Frio serão imediatamente distribuídas às Unidades Regionais de Saúde e municípios, “de forma proporcional à estimativa de crianças de 3 a 4 anos de idade”.
Por fim, a secretaria diz aguardar a disponibilidade de mais doses pelo Ministério da Saúde para atender 100% do público. O cronograma de distribuição dos imunizantes adicionais também não foi informado pelo órgão federal.