Ouvindo...

Metroviários em BH aprovam estado de greve e serviço pode parar em agosto

Categoria critica a privatização da CBTU, e sustenta que efeitos já são sentidos; eles temem atraso do ticket alimentação

Profissionais se reuniram na Estação Central do metrô de BH

Os metroviários de Belo Horizonte aprovaram estado de greve em assembleia realizada no Centro da capital, no começo da noite desta quarta-feira (20). Neste primeiro momento, o panorama do transporte não vai mudar, entretanto, a categoria vai paralisar as atividades caso não receba o ticket alimentação até o dia 1 de agosto.

De acordo com o Sindicato dos Empregados em Transportes Metroviários e Conexos de Minas (Sindmetro), os profissionais são contrários à privatização da Companhia Brasileira de Trens Urbanos (CBTU). No encontro, realizado na Estação Central do metrô, eles sustentaram que reflexos desse processo já são sentidos, incluindo o atraso no pagamento do benefício, temido por eles.

A CBTU, por sua vez, afirmou ter tomado conhecimento da assembleia pelas redes sociais, e que “tomará todas as medidas administrativas e judiciais possíveis a fim de garantir a manutenção do serviço de transporte sobre trilhos à população da Região Metropolitana de Belo Horizonte, caso haja deflagração de greve”.

Se o ticket alimentação não for creditado aos metroviários, uma greve deve ser iniciada às 0h do dia 2 de agosto. Vale lembrar que, em 30 de abril, foi encerrada a maior paralisação da história da categoria, com mais de 40 dias de duração.

Jornalista formado na PUC Minas. Experiência com reportagens, apresentação e edição de texto em televisão, rádio e web. Vivência em editorias de Cidades e Esportes.
Cursou jornalismo no Unileste - Centro Universitário Católica do Leste de Minas Gerais. Em 2009, começou a estagiar na Rádio Itatiaia do Vale do Aço, fazendo a cobertura de cidades. Em 2012 se mudou para a Itatiaia Belo Horizonte. Na rádio de Minas, faz parte do time de cobertura policial - sua grande paixão - e integra a equipe do programa ‘Observatório Feminino’.