O prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, afirmou nesta terça-feira (19) que as empresas de ônibus da capital mineira estão cumprindo as melhorias previstas no acordo e que até o final deste mês os usuários vão perceber melhoras no serviço de transporte público.
Fuad admitiu que ainda existem problemas e que será preciso um período de adaptação para que as empresas se adaptem às contrapartidas exigidas. No dia primeiro de julho, o prefeito sancionou o projeto que repassa R$ 237,5 milhões para as empresas de ônibus, que se comprometeram a ampliar o número de viagens.
“Já resolveu o problema? Não. Porque o combinado é (aumentar as viagens) agora 15% e até o fim do mês 30%. Tem que contratar motoristas, eles contrataram 320 novos motoristas, tem que colocar os ônibus em condições de trabalhar. Tem um período de adaptação. E nesse período, o que foi combinado está sendo feito. Esperamos que a partir do final do mês entre 100% do que foi combinado e aí vamos ter uma melhoria muito significativa. Até lá, peço que avaliem o que foi combinado. Melhorou muito, mas ainda não é o que nós queremos. A lei deu um prazo de 15 dias para eles se adaptarem ao novo modelo, esse período termina no final do mês”, afirmou Fuad.
O prefeito disse ainda que vários problemas que estão sendo divulgados pela imprensa se referem ao transporte metropolitana e não às linhas que operam na capital mineira.
“A televisão está mostrando o ônibus metropolitano e dizendo que é de BH. Estamos até conversando com os ônibus metropolitanos, para que haja uma coordenação. Por exemplo, à noite, temos ônibus que vão até determinado lugar e não tem ônibus metropolitano. Nós estamos pedindo para a secretaria de Infraestrutura para que façam essa conjugação. Mas, dentro do que foi combinado eles estão cumprindo todos os requisitos que nós pedimos”, disse Fuad.