A jovem de 21 anos, Juliana Vieira Ferreira Ribeiro, estudante do curso de química da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) está intubada desde que foi encontrada passando mal nas proximidades do campus da Pampulha. O fato, registrado na quinta-feira (14), ainda está sem respostas por parte da família, que procura entender o que aconteceu com a estudante.
Conforme relatos repassados à Itatiaia por Cristiane Rodrigues, madrasta da jovem, Juliana aguardava a van por volta das 21h40 quando disse aos colegas que iria procurar por água.
Após 25 minutos, ela foi encontrada por uma outra aluna da UFMG passando mal. No momento, ela estava consciente mas sem conseguir responder a nenhuma pergunta.
Apoiada pela estudante, Juliana caiu três vezes durante o trajeto e, na terceira, ela não conseguiu levantar, quando teve uma convulsão.
Nesse intervalo, os amigos chegaram e ligaram para o Corpo de Bombeiros e para o Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) que, no local, encontrou Juliana inconsciente.
Ela foi intubada pelos médicos e levada para o Pronto Socorro do Hospital João XXIII, sendo submetida a testes que testaram negativo para uso de álcool ou drogas.
Os médicos avaliaram outras possibilidades como encefalite, meningite e epilepsia, sendo descartadas as duas primeiras após exames. "É provável que seja epilepsia, apesar dela não ter histórico”, relatou Cristiane .
Pouco antes do Samu ser acionado, testemunhas contataram que viram um grupo carregando uma pessoa. “Pode ser que seja ela porque as roupas eram parecidas”, acrescentou.
Pra tentar descobrir o que houve, a família e os amigos postaram nas redes sociais. “Nós precisamos da ajuda do pessoal da UFMG para termos as imagens das câmeras. Não temos a menor ideia do que pode ter ocorrido. Buscamos informações que possam esclarecer o que ocorreu”, disse.
A estudante foi internada em estado grave. Ela será transferida para outro hospital.
A Polícia Civil de Minas Gerais (PCMG) informou, por meio de nota, que instaurou procedimento para apurar as circunstâncias dos fatos registrados. “Tão logo a investigação avance, mais informações serão fornecidas”, disse.
UFMG
Por meio de nota, a UFMG lamentou o ocorrido com a estudante e ofereceu apoio à família da jovem (veja o comunicado na íntegra abaixo).
“A Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) lamenta o acidente ocorrido com a estudante Juliana Vieira Ferreira Ribeiro, na última quinta-feira, 14 de julho. Por volta das 22h15, a Divisão de Segurança Universitária foi acionada e acompanhou a chegada e o atendimento feito pela equipe de socorristas do Samu. Desde então, a UFMG colocou-se à disposição da família, prestando-lhe as informações e oferecendo o apoio necessário.”