O artesanato em pedra-sabão agora é considerado Patrimônio Cultural e Imaterial de Ouro Preto, na região Central de Minas, após decisão da Câmara Municipal nesta quinta-feira (14). Também foi aprovada a criação de um feriado no município para celebrar a arte com esse tipo de pedra.
O Projeto de Lei Ordinária N° 443/2022, de autoria do vereador Mercinho (MDB), define que o artesanato em pedra-sabão se encaixa no conceito de patrimônio imaterial definido pela Organização das Nações Unidas para a Educação, Ciência e Cultura (UNESCO), como “parte integrante do patrimônio cultural”.
De acordo com o parlamentar, a decisão considera a riqueza do solo ouro-pretano em pedra sabão, além da influência do artesanato de forma cultural e socioeconômica.
A cidade de Ouro Preto já é conhecida mundialmente por ser berço de Aleijadinho, artista plástico que fez história com suas artes em pedra-sabão. Esculturas feitas com a pedra também marcam presença na maioria das fachadas das igrejas locais, que são patrimônio mundial da humanidade.