Cerca de 350 denúncias foram feitas nessa terça-feira (12), primeiro dia de operações do transporte coletivo, em Belo Horizonte, segundo a prefeitura. As reclamações são de usuários do transporte público, através do canal de denúncias da Superintendência de Mobilidade. O levantamento foi realizado com dados disponíveis até as 16h.
A maior parte dos registros estava relacionada ao descumprimento do quadro de horários, comportamento dos motoristas e o estado de conservação dos veículos. As mensagens podem ser enviadas por meio do número (31) 98472-5715 no WhatsApp.
O superintendente de mobilidade urbana, de Belo Horizonte, André Dantas, admite que o número de viagens é calculado de acordo com a demanda, mas reforça que as empresas devem cumprir o que foi acordado com prefeitura. “Eu recebo inúmeros relatos, em tempo real, que vem do COOP da prefeitura. Nós também recebemos informações de fiscais localizados em estações e nas ruas. Nós temos equipes que ficam trafegando para verificar como andam as operações. Então, quando existe qualquer anormalidade é feita uma comunicação imediatamente. Se for uma normalidade que gera uma infração contratual, gera uma autuação.”
O superintendente de mobilidade admite que o número de viagens é calculado de acordo com a demanda, mas reforça que as empresas devem cumprir o que foi acordado com prefeitura.
“Com a pandemia nós observamos uma variação muito grande na demanda. Então, é prematuro dizer se a demanda vai aumentar ou se ela vai diminuir. Mas, de qualquer forma, para garantir retorno à normalidade o mais rápido possível o decreto e as portarias eles garantem que as viagens serão realizadas independentemente do nível de demanda ao longo do mês de julho e assim por diante.”