O segmento de telefonia celular assume a liderança no ranking de reclamações registradas no Procon da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). No primeiro semestre deste ano, 643 queixas, ou seja, quase 10% foram referentes ao setor de telecomunicações.
De acordo com o órgão de defesa do consumidor, o setor lidera as reclamações há mais de dez anos. Em segundo lugar aparece o “combo”, que inclui TV por assinatura, telefonia e internet, com 7,7% das reclamações.
O ranking também é composto por reclamações envolvendo assuntos financeiros, sendo empréstimo consignado e pessoal em terceiro (7,3%) e cartão de crédito em quarto (6,8%).
Na quinta posição, surgem agências de turismo/pacotes com 6,7% das queixas de consumidores.
Golpes financeiros
O Procon Assembleia explicou que o número de denúncias referentes a golpes financeiros aumentou no estado. Nos primeiros cinco meses do ano, dezenas de denúncias foram registradas, sendo as vítimas, em sua maioria, pessoas aposentadas.
No entanto, de acordo com o órgão, o número pode ser bem superior. Já que, muitas vezes, as vítimas são encaminhadas diretamente à Delegacia de Polícia de Defesa do Consumidor.
“Fiquem atentos às ligações telefônicas recebidas pelos idosos em sua família. Golpistas têm se passado por funcionários de instituições financeiras ou lojas para extraírem informações sigilosas das vítimas e, assim, provocarem desfalques em suas contas bancárias”, alertou Marcelo Barbosa, coordenador do Procon Assembleia, Marcelo Barbosa.
Segundo ele, o alerta também é válido para mensagens recebidas via celular por SMS ou aplicativos, como, por exemplo, WhatsApp.