Cenas de pais esperando por horas e horas na fila do Hospital Infantil João Paulo II, Belo Horizonte, não devem se repetir. Essa é a expectativa da Fundação Hospitalar do Estado de Minas Gerais (Fhemig), que, depois de um longo período de tentativa, conseguiu a contratação de dezenas de pediatras para integrar a equipe da unidade de saúde.
O surgimento desses médicos interessados em trabalhar no João Paulo II veio em massa, na semana passada, para surpresa da própria Fhemig.
“Nós conseguimos contratar 31 profissionais. Então, a gente consegue manter uma escala de seis profissionais. É um número superior ao planejado para garantir a segurança técnica para uma falta aguda ou algo específico. No momento, a gente pode dizer que nosso quadro está bem completo”, explica o diretor do Complexo de Urgência e Emergência da fundação, Fabrício Giarola.
Com isso, segundo ele, o tempo de espera dos pacientes para atendimento foi diminuído. “O tempo de espera reduziu muito. Hoje, é inferior a uma hora na ficha verde”.
Ao ser questionado sobre o porque as contratações não ocorreram antes, Fabrício explica que houve uma tentativa. “Tentamos, a todo instante, fazer essas contratações. Nesse último instante, os profissionais se inscreveram no chamamento emergencial,” completou. Há uma expectativa de que dez pediatras concursados tomem posse no hospital até o dia 15deste mês.