Henrique Salvador, presidente do Conselho de Administração da Rede
A outorga do título de Honorário da Academia Nacional de Medicina é um reconhecimento a profissionais da área de saúde cujas trajetórias e realizações excepcionais têm contribuído para o engrandecimento da medicina e são consideradas de efetivo valor para a humanidade.
“Estou muito honrado em receber esse reconhecimento, pois é algo que eu almejava há algum tempo. E, após apresentar meu memorial científico, contando com o trabalho desenvolvido no serviço de mastologia da Rede Mater Dei, entre outras realizações, fui eleito por meio de uma votação expressiva para ocupar a cadeira 61”, declara Henrique Salvador.
Desde a sua fundação, a Rede Mater Dei sempre investiu em pesquisa e desenvolvimento, e conhecimento, trabalhando com um conceito que vai muito além da prestação de serviços hospitalares. A RMD fomenta da área
“Tenho uma relação umbilical com a rede, pois foi nela que iniciei minha residência, e foi para a RMD que retornei após passar três anos me qualificando no exterior. E, junto a outros colegas, conseguimos desenvolver um conceito que vai muito além da prestação de serviços médicos. Eu, por exemplo, fiz parte da equipe que deu à luz o primeiro bebê de proveta de MG, algo inédito na época. Além disso, pude trazer para o Brasil novas diretrizes de práticas em mastologia, que até então só eram trabalhadas em países do hemisfério norte”, comenta.
“Fui Diretor Médico da Rede Mater Dei por mais de 30 anos e Diretor Presidente por 12 anos, posições que me permitiram contribuir para a construção de um posicionamento abrangente, e que pavimentou o caminho para que a Mater Dei se tornasse um importante Centro de Pesquisas Clínicas e um relevante equipamento formador de profissionais médicos e da área da saúde por meio dos inúmeros programas de Residência Médica( MEC), e pela formação e desenvolvimento de outros profissionais do setor”, complementa.
Ao longo de sua trajetória, o médico graduado em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais, em 1982, destacou-se como um dos principais especialistas em ginecologia e mastologia no Brasil. Com 42 anos de carreira, ele se especializou em mastologia em instituições renomadas, incluindo Guys Hospital na Inglaterra e o University of Pittsburgh nos EUA. Salvador também possui especialização em reprodução humana em universidades da Alemanha e Canadá.
“Essa nomeação vem junto a uma oportunidade enriquecedora de convívio e muita troca com outros membros da ANM, que fazem parte da alta cúpula intelectual da medicina brasileira e trabalham com uma agenda semanal de discussões sobre os principais tópicos da prática no país. Então, pretendo me dedicar de modo a também contribuir com esses debates e impactar, ainda que indiretamente, futuras decisões do setor por meio do conhecimento compartilhado”.
Desde 2023, o especialista preside o Conselho de Administração da Rede Mater Dei de Saúde, cargo que complementa sua trajetória como fundador e diretor da Unidade de Mastologia da mesma rede. Henrique Salvador também foi coordenador do serviço de ginecologia e obstetrícia e diretor do Centro de Estudos da instituição.
Com uma vasta experiência na área, o médico é ex-presidente do Conselho de Ética da Sociedade Brasileira de Mastologia, do qual é membro desde 1998. Também ocupa posições de destaque, como membro titular da Academia Mineira de Medicina e da Academia Brasileira de Mastologia. Ele fundou e presidiu a Escola Brasileira de Mastologia, além de ser vice-presidente da Sociedade Mundial de Mastologia. Com mais de 1.200 participações em eventos nacionais e internacionais, possui mais de 241 publicações, incluindo 12 livros nas áreas de ginecologia, mastologia e gestão.
A Academia Nacional de Medicina foi fundada no Rio de Janeiro, no reinado do imperador D. Pedro I, em 30 de junho de 1829, e tem como objetivo contribuir para o estudo, a discussão e o desenvolvimento das práticas da medicina, cirurgia, saúde pública e ciências afins, além de servir como órgão de consulta do Governo brasileiro sobre questões de saúde e de educação médica.