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Entidades mineiras fazem parceria para potencializar o esporte e o comércio

Ações realizadas ao longo de 2025 fazem parte das celebrações dos 65 anos de fundação da CDL/BH e seis décadas do Mineirão

Úrsula Nogueira e Marcelo de Souza e Silva durante a assinatura da parceria no Mineirão

“O coração do comércio bate no Gigante”. Esse é o tema da parceria assinada entre a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte, representante da principal força da economia local, o setor de comércio e serviços, e o Estádio Mineirão. O foco é potencializar ações voltadas para o esporte, a cultura e a economia da cidade, além de celebrar conjuntamente os 65 anos da CDL/BH e os 60 anos do maior palco do futebol e do entretenimento de Minas Gerais.

O contrato foi assinado no último sábado, dia 8, no Mineirão, antes da final do Campeonato Mineiro, pelo presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva, e pela gerente comercial do Mineirão, Úrsula Nogueira.

“O Mineirão é mais que um estádio, é um impulsionador para o comércio e serviços da capital. Cada grande evento, cada jogo, reverbera por toda a cidade, movimentando bares, restaurantes, hotéis e o setor de transporte. Essa parceria é uma oportunidade para contribuir ainda mais para o crescimento econômico da nossa cidade”, destacou o presidente da CDL/BH, Marcelo de Souza e Silva.

A gerente comercial do estádio, Úrsula Nogueira, ressalta a CDL/BH é formada por dirigentes que, assim como no futebol, têm papel fundamental na gestão e no fomento do mercado mineiro. “Tê-la ao nosso lado neste ano especial vai nos ajudar a realçar a importância do Mineirão como uma mola propulsora da economia do Estado. Estudo do Ipead/UFMG mostrou que para cada R$ 1 gasto no Mineirão, R$ 3,97 são despendidos fora dele”, afirma.

Dois aniversários

A CDL/BH celebra, no mês de junho, seis décadas e meia de atuação em prol do setor de comércio e serviços da capital mineira. Com quase 13 mil associados, a entidade é a maior unidade do sistema CDL do País e, em Belo Horizonte, representa e defende o setor responsável por 72% do PIB e empregador de mais de um milhão de pessoas.

Já o Mineirão, que chega aos 60 anos em 2025, é outra força econômica da cidade e do estado. Somente em 2022, segundo pesquisa do Instituto de Pesquisas Econômicas Administrativas (Ipead), da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), os eventos esportivos e sociais realizados no Mineirão promoveram a injeção imediata de R$ 963 milhões na economia, sendo R$ 575 milhões decorrentes das 55 partidas de futebol e R$ 388 milhões dos 152 eventos culturais, corporativos, feiras e shows.

O impacto sobre a economia de Minas Gerais chega a R$ 1,160 bilhão, sendo R$ 671 milhões por causa das atividades do futebol e R$ 489 milhões por causa dos shows e atividades sociais. Desses R$ 1,160 bilhão, a maior parte se dá dentro de Belo Horizonte: R$ 1,045 bilhão.

“O Mineirão é um dos principais movimentadores da cidade. O calendário anual, que mescla jogos e entretenimento, contribui diretamente para os estabelecimentos do entorno e também de outros pontos da cidade. Sem dúvidas, a arena é essencial para que o setor de comércio e serviços, em especial as empresas de pequeno e médio porte, se mantenham ativas”, destaca Marcelo de Souza e Silva.

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