Ouvindo...

Dia da Mulher: Orquestra Sinfônica apresenta “Mãe Terra”

Sob regência da maestra paraense Cibelle Donza, programa reúne composições que celebram a força das mulheres e da natureza

A maestra Cibelle Donza, de Belém do Pará, estará no comando do concerto “Mãe Terra”

Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, a Orquestra Sinfônica de Minas Gerais (OSMG) apresenta ao público um concerto que reflete o protagonismo feminino em nossa sociedade. Sob a regência da maestra Cibelle Donza, de Belém do Pará, “Mãe Terra” será apresentado nos dias 11 e 12 de março, no Grande Teatro Cemig Palácio das Artes.

O programa oferece uma jornada musical, explorando composições distintas, tanto históricas quanto contemporâneas, e destacando a força das mulheres e da natureza, como na peça “Da Terra”, de autoria da maestra, e “Amor Brujo”, de Manuel de Falla. A flautista Nara Franca, integrante da OSMG, será solista. Haverá, ainda, participação da bailarina Anahí Poty, integrante da Cia de Dança Palácio das Artes.

O programa conta com obras como “D’un Matin du Printemps” (em tradução livre, De Uma Manhã da Primavera), de Lili Boulanger, “Concertino para Flauta e Orquestra”, de Cécile Chaminade, “Suíte Chiquinha Gonzaga”, em um arranjo de Ziza Padilha, “Da Terra”, e, por fim, “Amor Brujo”, de Manuel de Falla. Cada uma das peças apresenta uma visão única do mundo musical, seja pela suavidade da primavera, pelo virtuosismo romântico, pela energia brasileira ou pela magia da música espanhola, resultando em uma experiência auditiva rica e multifacetada.

Reafirmando o papel da mulher no clássico – O programa do concerto reúne, em sua maioria, peças compostas por mulheres ao longo do tempo. Além de refletir sobre uma data que marca a luta pela equidade de gênero, a seleção também dá visibilidade para essas compositoras, que enfrentaram diversos obstáculos para a realização de seus trabalhos.

A maestra destaca o potencial desta noite em instigar o público a refletir sobre a posição das mulheres na música clássica.

Um toque amazônico

Convidada para reger o espetáculo, Cibelle Donza é maestra e compositora natural de Belém, no estado do Pará. Atualmente, Donza é diretora artística e maestra titular da Orquestra Filarmônica da Amazônia (Orquestra Filma). Ela se tornou mestre em regência orquestral pela Ithaca College, em Nova Iorque, onde foi agraciada com prêmios em forma de bolsa de estudos por mérito nas audições, após conquistar a única vaga disponível neste programa.

No programa, Cibelle também apresenta uma de suas composições, “Da Terra”. Feita em 2023, a obra faz parte de um ciclo de composições que se relacionam pela temática geral e pelo processo composicional. As peças do ciclo tem como ponto de partida reflexões sobre a eternidade e o caráter efêmero e transitório do ser humano no planeta. Para além da tradição europeia, Donza traz em seu trabalho elementos caracteristicamente amazônicos, desde instrumentos até o som de sementes.

A obra se desenvolve como um amálgama entre a tradição europeia e a música das Américas, com ênfase nos aspectos rítmicos e harmônicos, além de trazer um sabor distintamente amazônico.

Para isso, instrumentos emblemáticos da sonoridade amazônica, como sementes de sapucaia, maracas e o banzeiro foram incluídos, criando uma combinação sonora típica do Lundu Marajoara. Além disso, foram adaptados alguns poemas da poeta indígena Márcia Kambeba, da etnia Omágua/Kambeba do povo Tikuna, incorporando uma parte cantada em tupi à obra, que será interpretada pelos próprios músicos da orquestra.

Leia também

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!