Um seleto grupo com 14 hospitais localizados em Minas Gerais fazem parte do ranking elaborado pela
A pontuação de cada hospital é baseada em uma pesquisa online com mais de 85 mil especialistas médicos e dados públicos de pesquisas de pacientes pós-hospitalização sobre sua satisfação geral. Também considera métricas sobre coisas como higiene e proporção paciente/médico, bem como uma pesquisa da Statista sobre se os hospitais usam Medidas de Resultado Relatadas pelo Paciente (PROMs), que são questionários padronizados preenchidos por pacientes para avaliar sua experiência e resultados.
O Mayo Clinic, de Rochester, nos Estados Unidos foi considerado melhor do mundo. No certame nacional, o Hospital Israelita Albert Einstein, em São Paulo, foi o primeiro, com uma pontuação de 93.26%. O hospital mineiro melhor classificado é a
É o sexto ano consecutivo que a Santa Casa de Misericórdia de Passos se destacou na lista. A instituição manteve a liderança estadual, ao ocupar pelo quarto ano seguido a primeira posição em Minas Gerais. Com uma trajetória de 160 anos recém-completados, a instituição afirma manter um serviço pautado na humanização e inovação, a fim de garantir atendimento de excelência à população.
Para o presidente do Conselho Superior da Irmandade, o médico Flávio Dutra Miranda, a conquista reafirma o compromisso da Santa Casa com a qualidade assistencial e a tradição de excelência na saúde.
Já o provedor da Santa Casa de Passos, o médico Vivaldo Soares Neto, destacou a importância da instituição no cenário nacional.
Insights cruciais
Segundo os pesquisadores, as classificações da Newsweek-Statista fornecem insights cruciais para pacientes, famílias e executivos de saúde que buscam perfis de uma indústria que gerou US$ 4,24 trilhões em todo o mundo em 2024.
O ranking World’s Best Hospitals 2024 lista os melhores hospitais em 30 países: Austrália, Áustria, Bélgica, Brasil, Canadá, Chile, Colômbia, Dinamarca, Finlândia, França, Alemanha, Índia, Israel, Itália, Japão, Malásia, México, Holanda, Noruega, Arábia Saudita, Cingapura, Coreia do Sul, Espanha, Suécia, Suíça, Taiwan, Tailândia, Emirados Árabes Unidos, Reino Unido e EUA.
Os países foram selecionados com base em múltiplos fatores de comparabilidade, como padrão de vida/expectativa de vida, tamanho da população, número de hospitais e disponibilidade de dados.
Ranking nacional
Melhores do Brasil
- 1-Hospital Israelita Albert Einstein – 93.26%, São Paulo
- 2-Hospital Sírio Libanês - 87.47%, São Paulo
- 3-Hospital Alemão Oswaldo Cruz - 83.22%. São Paulo
Hospitais mineiros
- 14 - Santa Casa de Misericórdia de Passos - 73.69%, Passos
- 16 -
Hospital Mater dei Santo Agostinho - 73.20%, Belo Horizonte - 18 - Hospital Madre Teresa - 72.89%, Belo Horizonte
- 19 - Biocor Instituto - 72.50%, Nova Lima
- 23 - Hospital Marcio Cunha - 71.84%, Ipatinga
- 24 - Hospital Felício Rocho - 71.81%, Belo Horizonte
- 35 - Hospital Vila da Serra - 71.20%, Nova Lima
- 37 - Hospital Santa Lúcia Hospital do Coração - 71.12%, Poços de Caldas
- 43 - Hospital Santa Casa Montes Claros - 70.99%, Montes Claros
- 51 - Hospital Monte Sinai - 70.56%, Juiz De Fora
- 52 - Santa Casa de Misericórdia de Juiz de Fora - 70.52%, Juiz De Fora
- 53 - Hospital Unimed Unidade Contorno - 70.50%, Belo Horizonte
- 86 - Mater Dei Hospital Contorno - 67.75%, Belo Horizonte
- 96 - Hospital das Clínicas da UFMG - 67.64%, Belo Horizonte
(*) Posição no ranking nacional da pesquisa