Ouvindo...

Feira literária internacional traz o tema “Mulheres de Prosas e Versos”

5a edição acontece na histórica Tiradentes, de 9 a 13 de abril

A escritora, jornalista e cronista Martha Medeiros estará na Feira Literária Internacional, em Tiradentes

A Feira Literária Internacional de Tiradentes (Fliti) retorna à região das Vertentes, em Minas Gerais, entre os dias 9 a 13 de abril. Homenageando escritoras que marcaram o país, a 5ª edição dá continuidade ao tema da primeira etapa “Mulheres de Prosas e Versos”, realizada em novembro de 2024. Em 2025, a feira ocupará diversos espaços públicos de Tiradentes, como o Centro Cultural Yves Alves (CCYA), o Espaço Cultural Aimorés, a Praça da Rodoviária, o Largo das Forras e o Largo das Mercês.

Para a segunda fase desta edição, a múltipla programação reúne lançamentos de livros, mesas, apresentações artísticas, exposições e vendas de publicações. Dentre as escritoras confirmadas, destacam-se a imortal da Academia Brasileira de Letras, Ana Maria Machado, a historiadora e professora carioca Mary Del Priore; a cronista, poeta e escritora Martha Medeiros; a cantora Zélia Duncan, a escritora uruguaia e finalista do prêmio Opera Prima, Alejandra González; a atriz, escritora e ativista cubana Teresa Cárdenas; as autoras indígenas Geni Núñez e Verenilda Pereira; a jornalista e escritora Eliana Alvez Cruz e a poeta Bianca Ramoneda.

As atrizes Heloísa Périssé e Maria Bopp, também estarão presentes no evento. Perissé lançará o livro Cheia de Graça, e Bopp, roteirista e criadora do quadro cômico Blogueirinha do Fim do Mundo, participará de uma conversa com a escritora e podcaster Camila Fremder.

Pós-doutora na École Des Hautes Etudes En Sciences Sociales, de Paris, com mais de 52 livros publicados, Mary Del Priore comenta a importância destes encontros para o mercado editorial. “Sou uma assídua da Fliti, que vi desabrochar e se tornar uma das mais belas e bem organizadas feiras literárias nas quais participo. É fundamental para o escritor convidado sentir que a cidade aderiu ao projeto. E Tiradentes aderiu! Acredito que a leitura abre todos os caminhos para nos encontrarmos com nós mesmos. Digo sempre que um bom livro não é aquele que nos leva a descobrir um autor e sua obra, mas aquele que nos toca”, conta.

No time masculino, o conceituado poeta e professor carioca Eucanaã Ferraz irá participar de uma mesa ao lado da cantora e compositora Zélia Duncan. Entre outras importantes presenças no encontro literário, destacam-se os escritores Paulo Lins, Milton Hatoum, o jornalista e criador do canal Buenas Ideias, Eduardo Bueno, os ilustradores e vencedores do prêmio Jabuti, Roger Mello e Daniel Kondo, o autor indígena Daniel Munduruku e o ilustrador e autor Guto Lins.

Cristina Figueiredo, diretora da FLITI, enaltece a vocação social do evento, que busca impactar cerca de 11.500 alunos de escolas públicas da região das Vertentes, promovendo, por meio de vouchers e empréstimos de livros, inclusão cultural e imersão no universo da literatura.

Além dos autores consagrados, a Fliti também conta com a participação de novos talentos. Dentro da programação, dois concursos para autores iniciantes acontecem paralelamente ao evento: um Edital, já encerrado, que abriu a participação para 115 autores de todo o país, e um concurso de poesias criado pelo escritor e poeta Bruno Venga.

O concurso de poesia é voltado para os estudantes das escolas públicas de Tiradentes, incentivando as crianças e jovens a escrever e ler poemas. Além de publicar os textos escolhidos, a proposta é estender essa entrega gravando esses trabalhos no meu podcast. Acredito que declamar é tão importante quanto escrever os versos”, conta Bruno, que este ano, lança dois livros no evento: Ensaios sobre o tempo não linear, e Líderes em desconstrução, sobre o novo modelo de liderança no mercado de trabalho.

O evento conta com a curadoria da editora e jornalista Isa Pessoa e dos autores e ilustradores, ganhadores do prêmio Jabuti, Roger Mello e Daniel Kondo.

Legado para Tiradentes

Um dos principais legados desta edição será a reabertura e gestão da Biblioteca Pública Municipal de Tiradentes, “Biblioteca Viva - Professora Geralda Trindade da Costa Campos”. Esse projeto, que conta com um novo conceito de biblioteca interativa, visa impactar de forma duradoura a comunidade local, criando um espaço acessível para a difusão do conhecimento.

O ônibus-biblioteca Fliti, com um acervo de 2.000 livros, estará disponível para empréstimos gratuitos durante o evento e circulará pelas escolas da região e também serão distribuídos cerca de 1.500 vouchers de R$35 para alunos e professores, permitindo a aquisição de livros.

“Já emprestamos centenas de títulos para a população de Tiradentes ao longo deste projeto. Acreditamos no potencial transformador da literatura e sabemos, que a longo prazo, teremos um futuro muito melhor para os moradores dessa cidade tão incrível. Mudar a concepção de que o jovem não gosta de ler é um dos vários objetivos que passam pela criação desse evento enriquecedor”, conta a diretora e idealizadora do projeto Cristina Figueiredo.

Leia também

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!