Ouvindo...

Samba, Volks e Carnaval

Produzido no Brasil, novo SUV chega ao mercado nacional em maio cheio de elementos escondidos que oferecem uma interação divertida com os consumidores

O Tera será oferecido em diferentes versões de acabamento. Uma delas é a High, topo de linha

A Volkswagen escolheu o Carnaval carioca para apresentar seu mais novo SUV, o Tera. Considerado o sucessor do Gol, o modelo é 100% brasileiro, desenhado, desenvolvido e produzido no País na unidade da empresa em Taubaté (SP), e será comercializado em mais de 25 países.

No Brasil, as vendas só começam em maio. A expectativa de preço é entre R$ 100 mil e R$ 130 mil, está correta.

O Tera é posicionado entre o Polo e o Nivus na gama da marca. Seu design é uma nova identidade de estilo para os modelos VW no Brasil, com traços fluidos e uma escultura traseira autêntica e diferenciada. As lanternas não são bipartidas nem interligadas por uma barra iluminada, como acontece no T-Cross e Nivus.

O modelo será oferecido em diferentes versões de acabamento. Uma delas é a High, topo de linha; as outras duas ainda não tiveram seus nomes divulgados. Algumas delas têm recursos como faróis e lanternas em LED, painel de instrumentos de dez polegadas e central multimídia VW Play Connect.

Uma das surpresas do Tera são os “Easter Eggs”, elementos escondidos que oferecem uma interação divertida com os consumidores. A Jeep já usa deste artifício no Compass. O modelo também terá um pacote de recursos de segurança, incluindo o sistema ADAS.

Sob o capô estão motores 1.0 totalflex, em duas especificações. Uma é aspirada de 84 cv de potência e câmbio manual. E a outra gera 116 cv e vem com transmissão manual ou automática de seis velocidades.

Mais alto que o Polo

Mais alto que o Polo, o Tera mede 4.130 mm e tem entre-eixos de 2.570 mm.

Alguns equipamentos da versão mais completa foram divulgados. Entre eles estão iluminação ambiente, retrovisor eletrocrômico, sensor de chuva e alerta de saída de faixa com correção no volante, seis airbags, controlador de velocidade adaptativo (ACC), frenagem autônoma de emergência, ar-condicionado digital, assistente para partida em subidas, banco do motorista com ajuste de altura, banco traseiro com encosto bipartido e rebatível, câmera de ré, carregamento de celular por indução, volante com ajustes de altura e profundidade, descanso de braço dianteiro, direção elétrica, retrovisor interno eletrocrômico, faróis de LED com acendimento automático, iluminação ambiente de LED, quadro de instrumentos digital de 10,25 polegadas, rack de teto funcional, rodas de liga leve de 17 polegadas, sensores de estacionamento traseiros e dianteiros, sensor de chuva, acesso por chave presencial, partida do motor por botão, central multimidia 10,1 polegadas, detector de fadiga, start-Stop, vidros elétricos dianteiros e traseiros com função one touch nos dianteiros, volante multifuncional com shift paddles, freios a disco nas quatro rodas.

Alguns opcionais disponíveis são pacote Outfit, bancos com revestimento premium com inserto Outfit, rodas de liga leve 17 polegadas escurecidas, teto e retrovisores pintados em preto, pacote Adas, assistente ativo de mudança de faixa, câmera multifuncional e detector de ponto cego com assistente de saída de vaga.

Leia também

Jornalista, formado na PUC-MG em Jornalismo e Publicidade e Propaganda, tem pós-graduação em Marketing. Possui experiência de mais de 30 anos na profissão, com passagens em vários veículos de imprensa de Belo Horizonte (Diário da Tarde, Hoje em Dia e Estado de Minas) . Também já atuou como assessor de imprensa. É integrante da Abrajet-MG (Associação Brasileira de Jornalistas Especializados em Turismo – Minas Gerais).