Ouvindo...

Sucesso de “Ainda Estou Aqui” impulsiona cinema nacional no exterior

Longa brasileiro vira blockbuster nos EUA ajudando a superar a barreira linguística e expandir a cultura nacional

Atriz Fernanda Torres concorre ao Oscar de melhor atriz com o filme “Ainda estou aqui”

Na corrida pelo Oscar, o filme “Ainda Estou Aqui” atingiu, na última semana, a marca de 5 milhões de espectadores no Brasil e se consolidou como o maior lançamento brasileiro nos Estados Unidos. O longa estreou em 93 salas e agora ocupa mais de 700, conquistando o status de blockbuster.

Desde sua estreia em novembro de 2024, ele arrecadou R$ 85,4 milhões, quase 10 vezes o seu custo de produção, demonstrando o apelo do cinema nacional dentro e fora do país.

Grande parte desse sucesso pode ser creditado à protagonista Fernanda Torres, que tem conquistado uma legião de fãs e a mídia internacional. A atriz vem sendo figurinha carimbada em programas como Good Morning America e Jimmy Kimmel Live! onde, com seu carisma e bom humor, vem conquistando o interesse do público para além das telonas.

A recepção calorosa inclui elogios de estrelas como Demi Moore e o fenômeno Ariana Grande – também indicadas ao Oscar por suas performances –, além de Sarah Paulson, que declarou “eu te venero” nas redes sociais de Fernanda.

Além de impulsionar a carreira internacional da artista, o sucesso de Ainda Estou Aqui está abrindo caminho para outras produções brasileiras no mercado global. A familiarização do público internacional com a obra desperta um interesse natural por títulos semelhantes, criando uma janela de oportunidade para novos lançamentos nacionais.

Com o aumento da demanda, plataformas de streaming e distribuidoras internacionais começam a apostar mais no catálogo brasileiro, o que permite uma maior diversidade de histórias e estilos a serem apresentados no exterior.

“O cinema brasileiro já fez sucesso no exterior algumas vezes desde O Pagador de Promessas e Central do Brasil – também de Walter Salles, ou Cidade de Deus no início dos anos 2000. Contudo, o sucesso de Ainda Estou Aqui diz respeito a outros fatores. Tem a ver com a política atual no mundo, tem a ver também com o crescimento das plataformas de streaming e a distribuição de produtos brasileiros, mas certamente isso impulsiona o cinema nacional lá fora e as produções aqui, uma vez que a distribuição se torna mais fácil e elas tornam-se mais relevantes em festivais”, diz o professor de cinema.

Homero Nunes complementa: " O filme Ainda Estou Aqui é realmente um fenômeno do cinema brasileiro no mundo e vai abrir muitas portas para o cinema nacional”, destaca.

Essa exposição ampliada também gera um ciclo virtuoso para o cinema nacional. O reconhecimento de obras brasileiras no exterior não só reforça a qualidade e criatividade das produções, mas também incentiva novos investimentos na indústria cinematográfica do país. A superação da barreira linguística é outro fator marcante no sucesso do longa.

Apesar de ser falado em português, o filme ganhou destaque em um mercado que tradicionalmente prefere produções em inglês. Isso contempla outros filmes que antes enfrentavam dificuldades para ultrapassar as barreiras locais, e agora têm mais chances de serem exibidos em festivais internacionais e distribuídos globalmente.

O sucesso de Ainda Estou Aqui, portanto, não é apenas um marco isolado, mas um ponto de partida para uma nova fase do cinema brasileiro, que pode finalmente consolidar seu espaço no cenário mundial. Esse fenômeno cultural lembra a trajetória de Anitta que, nos últimos anos, quebrou barreiras na música e levou o funk brasileiro para os maiores palcos internacionais.

Assim como Anitta fez com a música, Fernanda Torres está ajudando a abrir portas para uma nova fase do cinema nacional, mostrando que histórias brasileiras podem ser universais.

Corrida pela estatueta

A 97ª cerimônia do Oscar acontece no Dolby Theatre em Los Angeles, no segundo dia de Carnaval, 2 de março, às 21h de Brasília. A cerimônia contará com Fernanda Torres e Ainda Estou Aqui entre os indicados nas principais categorias da noite.

De acordo com a revista Variety, uma das mais respeitadas do entretenimento norte-americano, dois votos dos votantes anônimos-de acordo com apuração da revista- foram para a brasileira que concorre diretamente com Demi Moore, protagonista de “A Substância”.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!