O maior complexo cultural e turístico da América Latina, o Circuito Liberdade, completa 15 anos em março e, como parte das comemorações, o governo de Minas lança nesta quarta-feira (19), às 14h, na Fundação Clóvis Sagado, em Belo Horizonte, o Circuito Liberdade Virtual, um portal inovador que pretende traduzir pela rede mundial a mesma grandeza e emoção despertadas por quem visita o complexo presencialmente.
Intuitivo, o site propõe um tour virtual e multimídia, com vídeos, notícias semanais e dicas de passeio, em uma identidade visual inspirada na cartografia da capital mineira.
O Portal Circuito Liberdade Virtual é um marco na trajetória do complexo, que reúne 35 equipamentos culturais, turísticos e educacionais. A plataforma foi desenvolvida com foco na acessibilidade e inclusão, oferecendo recursos, como tradução automática para Libras, ajustes de contraste, tamanho de fontes e uma régua de leitura para facilitar a navegação.
O site está disponível em três idiomas (português, espanhol e inglês), ampliando seu alcance internacional, promovendo o turismo mineiro.
O projeto do portal segue a nova identidade de marca do Circuito Liberdade e é inspirada na cartografia de Belo Horizonte, refletindo a energia e a diversidade do complexo, enquanto o sistema dinâmico garante que a programação esteja sempre com informações atualizadas. Outra novidade é o tour aéreo e externo, que propõe ao usuário sobrevoar virtualmente os equipamentos e aterrissar no seu entorno, visualizando os prédios por fora.
Nessa navegação, os visitantes podem explorar os espaços do Circuito de forma ampla, o que valoriza o patrimônio cultural e facilita o planejamento de visitas presenciais. O endereço virtual do complexo passa a ser circuitoliberdade.com.br
Comemorações
Inaugurado em 2010, o Circuito Liberdade completa 15 anos em 25 de março. O governo de Minas, no entanto, iniciou as celebrações em outubro do ano passado ao anunciar ações de promoção, reposicionamento e divulgação desse ecossistema turístico e cultural, começando por uma nova linguagem visual.
Além disso, novos equipamentos foram agregados ao complexo, que totalizam hoje 35 espaços. Nos últimos meses, uma série de eventos foram realizados para marcar
Quando criado em 2010, o Circuito Liberdade se restringia inicialmente à Praça da Liberdade. Desde então, foi ampliando seu campo de atuação até 2020, ao incorporar o turismo e a conectar parceiros dentro da Avenida do Contorno, rimando com o traçado original da capital mineira.
O complexo cultural passou a registrar recordes de público. Em 2023, juntos, os espaços integrados receberam mais de 7 milhões de pessoas (públicos presencial e virtual) e, no primeiro semestre de 2024, cerca de 3,5 milhões de pessoas já visitaram o Circuito Liberdade, impulsionando a atividade turística e estimulando a economia da criatividade.