Com 450 municípios mineiros envolvidos, o Carnaval da Liberdade, lançado nesta quinta-feira (6), pelo governo de Minas, se expande como um dos mais diversos do país, levando cultura e turismo para todas as regiões. O evento consolida o estado como o maior em número de municípios participantes e um dos principais destinos culturais do Brasil durante a folia.
Com segurança, descentralização, inovação e um investimento recorde de R$ 60 milhões, a festa promete movimentar mais de R$ 3 bilhões na economia, impulsionando a gastronomia, a música, a moda, o artesanato e a literatura, e reforçando a força da economia da criatividade no estado.
A expectativa é de um crescimento de 10% no número de turistas e um aumento de 20% na ocupação hoteleira em relação a 2024.
O detalhamento das ações para o Carnaval deste ano foi apresentado durante coletiva de imprensa que contou com a presença do vice-governador Professor Mateus, secretários de Estado, chefes das Forças de Segurança, representantes de empresas parceiras e de integrantes de blocos e escolas de samba.
“Vamos garantir que Minas Gerais tenha o melhor e o mais seguro Carnaval do Brasil, seja para quem está na festa ou para quem está descansando”, ressaltou o vice-governador Professor Mateus”.
Carnaval das Artes
O Carnaval de 2025 marca o lançamento do AMA – Ano Mineiro das Artes, programa da Secretaria de Estado de Cultura e Turismo (Secult). Outra novidade da folia deste ano é a inauguração da Via das Artes, projeto que ocupará as avenidas Brasil, Amazonas e Andradas.
Também se destacam na programação cultural de Belo Horizonte o Palácio do Samba, a ser realizado na tenda do Palácio da Liberdade, e o Atrium da Liberdade, no Circuito Liberdade. O espaço terá estrutura completa para descanso, hidratação e outras atividades.
Fora da capital, o estado ainda oferece experiências para todos os perfis de foliões. Enquanto cidades como Ouro Preto, Diamantina, São João del-Rei, Mariana e Tiradentes seguem como destinos históricos da folia, o Carnaval da Tranquilidade ganha força em lugares como Araxá, Caxambu, São Lourenço e Carrancas, valorizando o turismo verde e de bem-estar.
Segurança e mobilidade
Um plano especial de segurança e mobilidade foi estruturado para garantir um Carnaval seguro e acessível. A segurança pública terá reforço em todas as regiões, com monitoramento intensificado nos principais polos de folia. A Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (Sedese) oferecerá unidades móveis para atendimento às mulheres, além de espaços estruturados para acolhimento e apoio.
Já a Secretaria de Estado de Saúde (SES-MG) distribuirá materiais de prevenção de infecções sexualmente transmissíveis (ISTs), e a Copasa fornecerá hidratação gratuita em pontos estratégicos.
Para facilitar a mobilidade, o Painel de Transporte no Carnaval oferecerá informações sobre metrô, ônibus e rotas especiais, garantindo deslocamento eficiente para foliões em Belo Horizonte e em outras cidades mineiras.
E para atrair ainda mais turistas, o governo lançou a campanha #VemMineirizar, promovendo o Carnaval da Liberdade em São Paulo, Rio de Janeiro, Recife e Salvador.