A socióloga e escritora nova-limense Maysa Gomes lança seu segundo livro no próximo dia 8 no
No livro, Maysa revisita os passos da artista botânica inglesa Marianne North, que permaneceu em Minas Gerais por oito meses no século 19 e se hospedou na histórica Casa Grande de Morro Velho, em Nova Lima. Ao longo desse período, North registrou em suas pinturas a rica fauna e flora da região.
A escritora se inspirou nesta jornada e refez o trajeto da artista, ao fotografar as mesmas espécies retratadas nas telas há mais de um século. Seu olhar sensível capta o que resistiu ao tempo e o que se perdeu, e refletiu sobre a resiliência da natureza diante das ações humanas.
Remanescente de Mata Atlântica
Um dos destaques da obra é o Rego dos Carrapatos, trilha percorrida tanto por Marianne North quanto por Maysa Gomes, hoje um dos últimos remanescentes de Mata Atlântica no centro de Nova Lima. Já no
Para a escritora, “Tempo, Aura, Vestígios...” é mais do que um estudo sobre a obra de Marianne North. Também percorre a história das cidades e dos biomas visitados pela artista, e ressalta a importância da preservação ambiental e do patrimônio natural.
Capa do livro sobre a viagem de Marianne North ao Brasil
Saiba mais sobre o lançamento do livro
- Livro: “Tempo, Aura, Vestígios: 150 anos da viagem de Marianne North ao Brasil. Do Rio de Janeiro a Congonhas de Sabará, Nova Lima, Minas Gerais (1872-1873)”Data: 8 de fevereiro de 2025;
- Horário: 17h;
- Local: Bazar Arte Bar (Rua Bias Fortes 15, Centro, Nova Lima, MG);
- Entrada gratuita