Ouvindo...

Gastronomia de BH é reconhecida em premiação internacional

A premiação ocorreu na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madrid

BH foi diplomada como a Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2025 durante a Feira Internacional de Turismo, em Madrid

Belo Horizonte foi oficialmente reconhecida, por unanimidade, e diplomada como a Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2025. A premiação ocorreu durante a participação da Belotur, representando a capital mineira, na Feira Internacional de Turismo (Fitur), em Madrid, um dos maiores eventos de turismo do mundo.

A Fitur, que chegou à 45ª edição entre os dias 22 e 26 de janeiro deste ano, reuniu mais de 250 mil participantes, incluindo expositores, representantes do trade turístico e visitantes de todo o mundo.

O reconhecimento da capital mineira foi concedido pela Academia Ibero-Americana de Gastronomia, uma instituição dedicada ao estudo, promoção e valorização das diversas cozinhas e práticas gastronômicas das regiões e povos ibero-americanos.

A aprovação do título para a capital mineira foi unânime na Assembleia Geral da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, que abrange 17 academias gastronômicas de diversos países. Desde o reconhecimento da Unesco, esses esforços têm se intensificado, visando consolidar a gastronomia de Belo Horizonte como uma referência internacional. Importante ressaltar o trabalho empreendido pelo poder público municipal ao longo dos 30 anos de implementação da Política de Segurança Alimentar e Nutricional.

Durante a Fitur, no estande da Agência Brasileira de Promoção Internacional do Turismo (Embratur), o diploma foi entregue à Belotur, representando a Prefeitura de Belo Horizonte, pelo presidente da Academia Ibero-Americana de Gastronomia, Rafael Ansón Oliart.

O título, válido por um ano, tem como objetivo promover iniciativas que valorizem e difundem a rica cultura gastronômica ibero-americana, ressaltando a importância da América Latina como protagonista na produção agroalimentar e no cenário global da gastronomia.

“Receber esse reconhecimento promove Belo Horizonte, representante da rica gastronomia mineira, no cenário global, mas também favorece nosso turismo gastronômico, criando uma série de oportunidades para aproximar os visitantes das ricas culturas e sabores marcantes que nossa cidade tem a oferecer. Esse diploma celebra uma história marcada pelo equilíbrio entre tradição e inovação. Essa designação como Capital Ibero-Americana da Cultura Gastronômica 2025 fortalece nossa cidade como um destino irresistível para quem deseja experimentar o melhor da gastronomia local e realça sua posição de destaque no panorama global do turismo”, afirma Bárbara Menucci, presidente da Belotur.

Leia também


Participe dos canais da Itatiaia:

Todos os dias, nossos profissionais estão de olhos abertos e ouvidos atentos para levar até você todas as notícias e novidades que fazem uma cidade pulsar!