O Instituto Brasileiro de Executivos de Finanças – IBEF Minas Gerais- promoveu uma série diversificada de eventos em 2024, abrangendo temas cruciais para o mercado financeiro, desde questões tributárias e governança corporativa até sustentabilidade, liderança feminina e o futuro do trabalho. A programação incluiu webinars, cafés com o conselho, fóruns, palestras, happy hours, noites de autógrafos, seminários, congressos, coquetéis e jantares de premiação, demonstrando o compromisso do instituto em oferecer conteúdo relevante e oportunidades de networking para seus associados e o público em geral.
Em fevereiro do ano passado, uma webinar com apoio do IBEF-MG, em parceria com o Coimbra e Chaves Advogados (CCBA), abriu o calendário, oferecendo uma análise especializada do cenário tributário e as perspectivas para o ano de 2024, que se iniciava. O evento Governança e Finanças Corporativas abordou temas como “Board Valley - Minas Gerais”, com a participação de Julio Damião, presidente do IBEF-MG, e o “Seminário de Finanças e Governança Corporativa”, em parceria com o IBGC, que contou com a presença de renomados especialistas como Denise Hills (banco Inter), Eugênio Mattar (Localiza) e Marco Castro (PwC).
Palestras como “Perspectivas e Desafios para 2024", com Carlos Caixeta (CCA IBGC) e André Matcin, (Itaú) e Marcio Tupiassu (TOTVS), e o “Encontro de Finanças - Perspectivas para o mercado de M&A em 2024", com Evaldo (Araujo Fontes), Mario Tavernard (Tavernard Advogados) e Felipe Ribeiro (Carbon), ofereceram análises relevantes sobre o cenário econômico e as oportunidades de negócios.
A pauta também incluiu discussões sobre “Geoeconomia e Geopolítica”, com Julio Damião, Alexandre Barcelos (ArcelorMittal) e Carlos Kitagawa (Stellantis), e a “Jornada CFO Evolution”, com webinars sobre “CFO´s na era da IA” e “Estratégia de Financiamentos Sustentáveis”, em parceria com Moore. A parceria com a Deloitte trouxe módulos sobre “Generative AÍ para executivos de finanças” e “Governança Corporativa e Compliance” na “Jornada de Capacitação do CFO do Futuro”.
O tema ESG permeou diversos eventos, como a palestra “Melhores práticas ESG para organizações privadas e do terceiro setor”, em parceria com a ChildFund, que contou com a presença de Roberto Sagot (FDC), Mauricio Cunha (ChildFund) , Henrique Paim (IBEF MG), Marina Horta (Instituto Localiza) e o professor Carlos Braga (FDC). O tema também foi abordado nos módulos do “Programa de Capacitação de Conselheiros de Finanças para Empresas Familiares”, em parceria com a KPMG, com foco em “Finanças Sustentáveis”, “Finanças Climáticas”, “Direitos Humanos”, “Transparência e Relatórios” e “Cadeia de Valor”.
O Conselho Mulher ganhou destaque com eventos como o “Café com o Conselho Mulher - Como é estar na Cadeira de Conselheira”, com Sandra Mesquita e Patrícia Albuquerque, e o happy hour “Comunique-se bem para liderar melhor”, com Adriane Victor e Angela Vasconcelos.
O IBEF-MG também promoveu eventos de networking, como a “Noite de Queijos, Vinhos & Finanças” e um coquetel beneficente em parceria com a ChildFund, além da “Noite de Autógrafos” do livro Woman Experience - Volume 2 .
O ano se encerrou com a tradicional “Premiação do Equilibrista 2024", um evento de destaque que reconhece os profissionais e empresas que se destacaram no mercado financeiro mineiro e que consagrou o profissional Guilherme Carrara (AeC) com o prêmio no ano passado.
Crescimento acelerado
O IBEF-MG vem apresentando a cada ano números robustos de suas ações. No período que compreende 2020 a 2024 - o número de associados da entidade teve um crescimento de 267%. Neste período foram ao todo 69 eventos com presença de 5.467 pessoas.
A receita apresentou recorde histórico com crescimento de 214% e um lucro de 117%. E ainda, mais de 200 novas empresas patrocinadoras com crescimento em 85% de empresas mantenedoras. A entidade empresarial já prepara uma intensa agenda para 2025, ano em que completa 40 anos de fundação.