(*) Com Agência Minas
O projeto Trajeto Moda, realizado por meio da Secretaria de Estado de Desenvolvimento Social (
Para viabilizar a expansão, foram investidos cerca de R$ 17 milhões em 2024 na aquisição de maquinário e na contratação de qualificações e assessoramento técnico. Até o momento, 539 mulheres em 41 municípios já foram atendidas.
Com a previsão de expansão até 2026, o Trajeto Moda deve impactar 1.341 mulheres em 92 cidades mineiras, com o objetivo de promover avanços significativos na autonomia financeira e no fortalecimento da economia criativa local.
O impacto positivo do projeto em diversas cidades é outro ponto ressaltado, desta vez pela secretária de Estado de Desenvolvimento Social, Alê Portela. Segundo ela, o
Tudo começa em 2021
O Trajeto Moda busca proporcionar autonomia financeira às participantes e fortalecer a economia local. Com os conhecimentos adquiridos, as mulheres poderão iniciar seus próprios negócios ou atuar no setor, ao impulsionar e valorizar o desenvolvimento econômico da região.
Desde sua criação, em 2021, o Trajeto Moda tem como foco capacitar mulheres, em especial vítimas de violência doméstica, mães solo e mulheres em busca de independência financeira. O projeto oferece cursos gratuitos de moda, costura, empreendedorismo e educação financeira, além de desenvolver competências psicossociais que promovem autoestima e reinserção no mercado de trabalho.
Alexandra Geralda Paula Pereira, moradora de Diamantina, já participou do programa e relata que o Trajeto Moda transformou sua vida de maneira significativa. Ela compartilha com emoção sua trajetória no projeto.
Em 2025, o projeto prevê a realização das atividades em municípios de diversas regiões de Minas. No Vale do Jequitinhonha, Pedra Azul, por exemplo, já deu início ao programa. Carmosina de Almeida Ramos, participante do projeto na cidade, compartilha sua satisfação com a oportunidade oferecida.