Em um marco histórico para Minas Gerais, o governo federal, em parceria com a iniciativa privada, deu início a um novo capítulo na história da BR-381. Na quarta-feira, 22 de janeiro, no Palácio do Planalto, em Brasília, aconteceu a solenidade de assinatura da concessão da rodovia BR 381. O contrato encerra um ciclo de três leilões frustrados e abrindo caminho para a modernização e melhoria da segurança de uma das vias mais importantes do país.
Conhecida como a “rodovia da morte”, a BR-381/MG era marcada por um alto índice de acidentes. A complexidade do projeto e a necessidade de investimentos robustos demandaram um esforço conjunto do governo federal e da iniciativa privada para encontrar uma solução viável. A 4UM Investimentos, vencedora do leilão, se comprometeu a investir R$9 bilhões em melhorias.
As obras previstas incluem a duplicação de trechos, a construção de novas pontes e viadutos, a implantação de sistemas inteligentes de transporte e a melhoria da sinalização. Essas intervenções visam reduzir o número de acidentes, aumentar a fluidez do tráfego e garantir mais segurança para os usuários da rodovia.
Para o presidente da Fetram, Rubens Lessa Carvalho, que esteve presente na solenidade, a modernização da BR-381 representa um avanço significativo para a infraestrutura brasileira. “ A concessão da rodovia é um passo fundamental e necessário, para melhorar a mobilidade, impulsionar a economia e o desenvolvimento de Minas Gerais. As melhorias da rodovia trarão mais segurança e conforto para os profissionais do volante, reduzindo o risco de acidentes e proporcionando melhores condições de trabalho”, ressaltou.
Segundo o presidente do Sistema Transporte, Vander Costa, a iniciativa do governo está alinhada com diversas medidas defendidas pela CNT (Confederação Nacional do Transporte) como investimento na melhoria da qualidade das rodovias e dos serviços prestados, além de prover mais segurança aos usuários.
“Consideramos essencial a construção de uma política de Estado em que a iniciativa privada seja um pilar para o desenvolvimento da infraestrutura de transporte”, ressaltou Costa.
Em fevereiro, a Nova 381 batizada de “Rodovia da Vida”, inicia a execução do Plano de 100 dias, período em que será colocado em prática um pacote de melhorias prioritárias, como, intervenções no pavimento; roçagem da faixa de domínio; reparos iniciais em pontes e viadutos; entre outros.