Apaixonado por Belo Horizonte e pela gastronomia mineira, Vitor Velloso vem sendo destaque com seus empreendimentos gastronômicos na capital. O Prêmio Cumbucca de Gastronomia acaba de anunciar os melhores estabelecimentos de Minas Gerais e três nos quais o empresário é sócio se destacam na lista.
O Bar Pirex ganhou em duas categorias, Melhor Bar e Melhor Estufa; o Nimbos, como Melhor Sanduíche; e o chef do Pacato, Caio Soter, conquistou o terceiro lugar na categoria de Melhor Chef Homem.
A segunda edição do prêmio mapeou mais de mil estabelecimentos para escolher os melhores, entre bares, restaurantes, lanchonetes e docerias. Além disso, premiou profissionais e personalidades que se dedicam ao universo da cozinha.
A escolha envolveu a participação de um júri especializado e o público, por meio de votação popular.
"É muito recompensador ver estas casas que nos esforçamos tanto em construir e manter recebendo uma resposta tão positiva de público e crítica. O belo-horizontino é muito exigente e passar nesse crivo é sinal que todo nosso trabalho tem dado resultado”, comenta Vitor Velloso.
Mineiro de Belo Horizonte, Vitor se estabeleceu em São Paulo em 2001, onde desenvolveu sua carreira em gestão e investimentos, com passagens também pelo mercado publicitário.
Em 2019, decidiu se aventurar como restaurateur e fez sua estreia no setor com o Pacato, ao lado do chef Caio Soter. Este ano, o Pacato já figurou a 50 Best Discovery, que aponta os melhores destinos do mundo para experiências gastronômicas, e ocupou o 11º lugar na lista dos 100 melhores restaurantes do Brasil pela revista Casual EXAME.
Um ano depois, o empresário abriu o Pirex, um bar aconchegante na Galeria São Vicente. Com a experiência bem sucedida no Pacato, Vitor convidou Caio Soter a se unir mais uma vez no comando, como sócio e chef. Uma homenagem à botecagem raiz e à boemia de Belo Horizonte, o Pirex conquistou o público e a crítica especializada com seus pratos autênticos, que partem de receitas tradicionais da cultura belo-horizontina.
O local já é um dos dez melhores bares do Brasil, segundo a Casual EXAME, e além do Prêmio Cumbucca, foi considerado este ano o Melhor Bar da Região Sudeste pelo Prêmio Melhores da Taça 2024, promovido pela revista Prazeres da Mesa.
Conquistando parceiros pela capital mineira, em 2023, Vitor Velloso ainda se uniu a Luli Moreira, chef à frente do Nimbos desde 2017. Enfrentando dificuldades durante a pandemia, a hamburgueria funcionou apenas no delivery ao longo do período e retornou no final de 2023, tendo Vitor Velloso e sua esposa Camila Ribeiro como novos sócios.
Pensando em trazer o empreendimento de volta às ruas como um “compromisso com a cidade”, segundo Camila, o casal trouxe novas ideias para o local, que ganhou mesas na calçada e coquetelaria descompromissada, além de toda uma identidade futurista.
Os reconhecimentos são resultado das parcerias de sucesso que o mineiro estabelece na capital, encarando a cena como um espaço repleto de potenciais colaborações. Vitor Velloso segue com o objetivo de alçar a gastronomia mineira ao Brasil e ao mundo.