A cidade natal do escritor Fernando Sabino, Belo Horizonte, receberá uma homenagem histórica em celebração ao centenário do autor. Neste sábado (14), às 11h30, será inaugurado o Memorial Fernando Sabino no Mercado de Origem, marcando um novo marco cultural para a capital mineira.
Essa é mais uma homenagem ao autor, que completaria 100 anos em 2023. Entre os tributos realizados este ano, destacam-se a instituição de 2024 como o Ano Nacional do Escritor por uma lei sancionada pelo presidente Lula e o lançamento de um selo comemorativo pelos Correios, que também será apresentado durante a inauguração do memorial.
O Memorial
O Memorial Fernando Sabino abrigará uma exposição permanente e um centro de pesquisa dedicados à vida e à obra do autor. O espaço terá um calendário anual de atividades culturais e educativas, incluindo mostras de cinema, biblioteca, workshops e outras iniciativas que visam promover a literatura e atrair turistas, pesquisadores e admiradores de todo o Brasil.
Este será o primeiro memorial dedicado a um escritor belo-horizontino, consolidando-se como um ponto turístico e cultural relevante na cidade.
A programação do evento de inauguração terá às 11h30 abertura oficial com o descerramento da placa de inauguração;
lançamento do selo comemorativo dos 100 anos de Fernando Sabino pelos Correios; cortejo literário com intervenções artísticas da atriz Nallu Moura, com trechos do espetáculo A Galinha Fernanda, e declamações de Milo Sabino; oficina de arte-educação com a dupla de animadores Mestre Amâncio e Salin de Sá noRooftop de Alimentação, apresentando o espetáculo Reciclando Sabino.