Antonio Filosa foi nomeado pelo Comitê Especial do Conselho da Stellantis para comandar a divisão da América do Sul, após saída do CEO Carlos Tavares, que renunciou ao cargo neste domingo (1º). Filosa é o atual chefe da América do Norte. Sob o seu comando estarão as regiões da América (América do Norte e do Sul), Chrysler, Dodge, Jeep, Ram e a organização Design América do Norte, incluindo Maserati Design.
“O processo de nomeação do novo CEO permanente está em andamento, conduzido por um Comitê Especial do Conselho, com previsão de conclusão no primeiro semestre de 2025. Enquanto a nomeação do novo CEO é concluída, a seguinte organização será implementada imediatamente. O Comitê Executivo Interino (“CEI”) será responsável pela direção e supervisão da Empresa em nome do Conselho de Administração. O CEI será presidido por John Elkann”, diz o comunicado enviado à imprensa nesta segunda-feira (2)
Sob o comando de Antonio Filosa, a Stellantis foi líder de vendas no Brasil, Argentina e Chile, em 2023.
Números da Stellantis
Stellantis é um conglomerado automotivo franco-ítalo-americano multinacional formado a partir da união da montadora ítalo-americana Fiat Chrysler Automobiles com a montadora francesa PSA Group, após a conclusão de um acordo de fusão 50–50.
A sua sede localiza-se em Amsterdã, na Holanda, nos Países Baixos. O conglomerado projeta, fabrica e vende automóveis de 15 marcas: Abarth, Alfa Romeo, Chrysler, Citroën, Dodge, DS, Fiat, Jeep, Lancia, Maserati, Opel, Peugeot, Ram, Vauxhall e mais recentemente Leapmotor com presença em mais de 130 países e produção em 30 países.
Em termos de vendas globais de veículos em 2023, a Stellantis foi a quarta maior montadora do mundo atrás da Toyota, Volkswagen e Hyundai.