A partir de novembro, Belo Horizonte terá banheiros públicos autolimpantes. A Prefeitura de Belo Horizonte (PBH) publicou no Diário Oficial do Município (DOM), na última sexta-feira (18), um contrato de R$ 1 milhão com a empresa CleanSe que irá instalar cinco banheiros públicos na região central de BH.
Os banheiros terão sistema de abertura, fechamento e higienização automatizados, materiais em aço inoxidável antivandalismo, com garantia de acesso e utilização segura para pessoas com deficiência.
Ao custo mensal de R$ 17.500 cada equipamento, o contrato será assinado nos próximos dias e o início da instalação deve ocorrer em novembro, conforme informações da PBH.
De acordo com informações fornecidas pela Prefeitura de Belo Horizonte, o prazo de vigência do contrato é de 12 meses contados a partir da data de assinatura do documento, podendo ser prorrogado até a vigência máxima de cinco anos. Os banheiros adquiridos pela PBH fazem parte do programa “Centro de Todo Mundo”.
A empresa vencedora do pregão é a CleanSe que tem contrato com duas prefeituras catarinenses: Balneário Camboriú e São José. Os banheiros são semelhantes aos utilizados em Paris, na França, que também são autolimpantes e antivandalismo.
Saiba mais sobre os banheiros
Os banheiros autolimpantes seguem um conceito antivandalismo, com um design minimalista, as partes podem ser repostas rapidamente não impedindo o funcionamento dos banheiros. O acesso ao banheiro é simples e fácil. Um painel de LED indica a disponibilidade da unidade facilitando o uso.
Por meio de um sistema de comando central, a empresa responsável pela instalação consegue controlar o número de utilização de cada banheiro em operação. Os banheiros autolimpantes foram desenvolvidos com tecnologia 100% nacional.
Confira onde estarão os equipamentos:
- Av. Olegário Maciel, 915
- Praça Afonso Arinos
- R. Aarão Reis, 234
- R. Paulo de Frontin, 17
- R. Rio de Janeiro, 72