Café é destaque na gastronomia e inspira cotidiano dos mineiros Barista do Senac ensina diferentes receitas, considerando peculiaridades e versatilidade da bebida.
Em 1º de outubro é celebrado o Dia Internacional do Café, uma das bebidas mais consumidas e apreciadas, no Brasil e no mundo. Em Minas Gerais, que responde por mais da metade da produção nacional (51,1%), segundo dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), o grão está presente no cotidiano das pessoas. Servido quente ou gelado, entre outras formas, e com um aroma capaz de despertar memórias afetivas, o cafezinho vai bem em casa ou na cafeteria, inspirando confraternizações, conversas entre amigos, reuniões de negócios, jornadas de trabalho ou momentos de solitude, reflexão e conexão consigo mesmo.
Resultado de práticas agrícolas sustentáveis, o café mineiro se destaca pela diversidade de sabores que conquistam até mesmo os paladares mais exigentes. Dos grãos com notas frutadas e acidez equilibrada aos que apresentam corpo intenso e finalização achocolatada, há uma infinidade de perfis que refletem a riqueza da produção no estado. “Essa versatilidade permite a criação de experiências únicas, seja no tradicional café coado, em métodos filtrados especiais, ou em preparos sofisticados como expressos e cappuccinos”, diz o instrutor de formação profissional do Senac e barista Osnei Gilvan Cesarino.
Café ideal
Especializado em diferentes tipos de grãos, processos de colheita e torra, o barista reforça essa versatilidade e dá dicas de como escolher o café ideal. “Prefira o café tipo especial, com a data da torra inferior a 30 dias, garantindo o frescor, sabor e todas as características sensoriais do grão. Escolha também o moído na hora do preparo, por evidenciar muito mais os sabores e aromas. O café é um fruto sensível, quando fica em contato com o oxigênio, torrado e moído oxida muito rápido. Não esqueça de escaldar o filtro de papel ou tecido com água fervendo antes de colocar o café; este processo ajuda a limpá-lo e tornar a bebida mais pura e livre de qualquer gosto”, recomenda.
Gastronomia
Segundo Osnei, o café tem também um lugar de destaque na gastronomia. É possível preparar receitas, das mais simples às mais sofisticadas, usando o produto como ingrediente principal. O barista e a confeiteira Priscila Teixeira, do Senac, ensinam, por exemplo, como preparar, em casa, o Orange Coffee, um long drink, bacon com sabor especial de café e um delicioso bolo de café.
Sobre o Senac em Minas
Com um olhar atento às tendências mundiais e no contexto da Revolução 4.0, o Senac, que faz parte do Sistema Fecomércio MG, Sesc, Senac e Sindicatos Empresariais, que integra a CNC - Confederação Nacional do Comércio, tem como propósito oferecer educação profissional de qualidade, com base nas demandas empresariais e sociais, e nas tendências do mundo do trabalho, da inovação e dos princípios de sustentabilidade.
O portfólio de cursos da instituição é desenvolvido com base na necessidade do mercado, considerando pesquisas, estudos e contatos diretos com os empresários. São 41 unidades educacionais distribuídas no estado e 12 carretas móveis que reproduzem os ambientes das salas de aula.
O Senac oferece opções de cursos livres, técnicos, graduação e MBA, que permitem uma formação complementar transversal, o chamado itinerário formativo. O aluno pode traçar sua trajetória partindo dos cursos de formação inicial chegando ao ensino superior ou vice-versa. Além disso, a variedade de segmentos de atuação (gestão, saúde, gastronomia, comércio, idiomas, tecnologia da informação, moda, segurança, beleza, meio ambiente, turismo, design, produção de alimentos, entre outros) corroboram com uma formação diferenciada.
Sobre a Fecomércio MG
A Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo de Minas Gerais integra o Sistema Fecomércio MG, Sesc e Senac em Minas e Sindicatos Empresariais que tem como presidente o empresário Nadim Donato. A Fecomércio MG é a maior representante do setor terciário no estado, atuando em prol de mais de 740 mil empresas mineiras. Em conjunto com a Confederação Nacional do Comércio (CNC), presidida por José Roberto Tadros, a Fecomércio MG atua junto às esferas pública e privada para defender os interesses do setor de Bens, Serviços e Turismo a fim de requisitar melhores condições tributárias, celebrar convenções coletivas de trabalho, disponibilizar benefícios visando o desenvolvimento do comércio no estado e muito mais.